quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pois é TRICOLOR, o novo padre de Roque Gonzales.
Luiz Schutz, natural de Linha Nikel, Campina das Missões, concedeu-me entrevista e falou sobre como espera realizar suas atividades em Roque Gonzales.
Também falou sobre a igreja católica e seus rumos e da necessidade de buscar mais fiéis para a igreja.
Criado na roça, como diz com orgulho, Schutz é bem mais moço que o anterior, padre Guido. Revela gostar de futebol, canastra e, claro do seu Grêmio.
Eventuais mudanças na condução da igreja católica local, não dependerão somente dele, mas de outras lideranças locais. Pretende realizar essa caminhada com simplicidade e respeito e, sempre que houver necessidades de alterações, elas serão feitas de comum acordo com a comunidade.
Lembra que cada padre tem uma linha de atuação, tentando corresponder àquilo que a igreja sugere para a comunidade.
Sobre as missas, Schutz não descarta algum tipo de atividade diferente, tais como cantos e músicas, o que, para ele, poderá ajudar na busca de mais pessoas às celebrações, principalmente os mais jovens.
Apesar de a expectativa da comunidade ser grande com a troca de pároco, acredita que será mais um e a caminhada deve ser conjunta com os paroquianos.
Perguntei-lhe sobre as constantes “perdas” de fiéis que a igreja católica tem tido para outras religiões, ao que acredita haver vários aspectos a serem levados em conta. Muitas vezes um descontentamento faz que ocorra esse deslocamento para outras igrejas. Mas o que deve ser levado em conta, acredita, é que se faça um bom trabalho de igreja par evitar possíveis insatisfações.
Refuta, no entanto, a idéia de que a igreja católica é a melhor, a única e que todos nela estão.
O importante é respeitar todas as demais, por que todos têm liberdade de escolha. A permanência dos fiéis em determinada igreja depende do que se fizer, como celebrar, como se dá a participação na vida das pessoas e como se transmite a confiança necessária para que nela permaneça.
O fato é que a igreja deve ser encarada como UMA OPÇÃO e caminho de realização das pessoas e de salvação, conforme a fé das pessoas.
Anteriormente, Schutz, trabalhou nas Paróquias de Caibaté, como diácono, por 8 anos e, ultimamente, estava em São Luiz Gonzaga, havia 3 anos, como vigário paroquial.
Sua primeira celebração em Roque será neste sábado, 31, às 20 horas. Depois haverá confraternização no Olaria, com jantar.
SERÁ QUE O NOVO PADRE VAI AJUDAR O GRÊMIO A GANHAR ALGUM TÍTULO?

Nenhum comentário: