terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Aqui dá Ecoturismo... é Só Querer

O local fica há 3 quilômetros da cidade

Próximo à ponte precisa de limpeza

No local há "piscinas" naturais

Próximo a este ponto a água deixa de correr com naturalidade

No final da tarde o sol dá um espetáculo especial

Com o fim dos balneários, a inexpressividade do turismo religioso (Assunção do Ijuí) e por não ter "colado" o mirante no Cerro Inhacurutum, Roque Gonzáles pode partir para outras alternativas turísticas, como o ecoturismo de aventura.
O interior do Município possui boas áreas rurais que podem se prestar para belos passeios ecológicos e talvez ainda descobrir espécies raras na flora silvestre.
Um bom exemplo é o Lajeado(ou Arroio) Cinamomo, distante poucos quilômetros da cidade e que pode ser visualizado nas fotos acima.
É claro que para isso é preciso mais cuidados com o local, que precisa passar por uma limpeza para melhor escoamento de suas águas.
Também é necessária a tomada de consciência de que esse e outros ecossistemas precisam ser preservados, antes que acabem se tornando apenas uma lembrança fotográfica.
Soube, pelo amigo Delmo Bepler, que o local já foi mais que um simples arroio. Lá, disse-me ele, que havia "poços" salpicados com piavas e outras espécies e que os banhos eram uma rotina.
Com a agressão humana nas proximidades, houve o seu assoreamento e o que resta, mesmo ainda sendo um paraíso, precisa de cuidados.

Nenhum comentário: