quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

OUTRAS PEÇAS DO MUSEU

Dentre as peças exposta no MUSEU, estão algumas pitorescas e outras curiosas e que remontam à mais de um século.
Ali estão macacos de madeira para carregar toras de árvores, classificador de grãos feito artesanalmente em madeira, ralador, bules, além de dezenas de instrumentos utilitários domésticos.
Ali se encontram também uma fração da história bélica da 2ª Guerra Mundial, com instrumentos utilizados pelos pracinhas roquegonzalenses que dela participaram, tais como boinas, anéis, distintivos e - saudosamente - várias cartas trocadas com os familiares que aqui ficaram.
Nas fotos abaixo, algumas das relíquias que encontrei por lá, sob guia e guarda da diretora da Casa da Cultura Noeli Nedel.
A lamentar, algumas perdas de objetos doados e recolhidos que não se encontram por lá. Também cabe registrar o espaço que está se tornando INADEQUADO à grandeza e significância de tal acervo.

PIA BATISMAL: a primeira utilizada pela comunidade, isso no distante século 20.
WAFLERA: para fazer wafler (lógico), mas com a característica de ser utilizada em fogão à lenha. Deveria ser retiradas do fogão as rodelas e colocada sob o fogo. depois de assado o wafler de um lado, virava-se o equipamento, pois há um sistema de rotula nas laterais. Muito prático.
Não se sabe exatamente em que época era utilizado, mas seguramente tem mais de 80 anos.

LANTERNA À QUEROSENE: "potentíssima", essa lanterna era alimentada com querosene e tinha, à frente, um sistema com vidro refletor e que permitia "alumiar" bem longe, uns dez metros, talvez. Esta lanterna tem, pelo menos, cem anos.

RÁDIO: Datado do ano de 1955, "pegava" até pensamento. Super potente e transistorizado fascina quem gosta desses aparelhos (como eu). Possui quatro faixas de onda.

Nenhum comentário: