terça-feira, 14 de abril de 2009

Reunião por vezes foi tensa entre Eletrosul e atingidos pela Usina

Por vezes com os ânimos acirrados, aconteceu nesta última terça, 14, encontro entre a Eletrosul e os proprietários de terras atingidos pela construção da Usina Passo São João, localizados à margem esquerda do Rio Ijuí, compreendendo os municípios de Rolador, São Luiz Gonzaga, São Pedro do Butiá e Dezesseis de Novembro.O objetivo foi mostrar os trabalhos de levantamento técnico para possibilitar a construção de corredores para acesso de animais ao Rio ou de bebeboudos e açudes como alternativas àquelas propriedades mais afastadas daquele curso de água ou com maior número de animais.Parte do público presente à reunião.


Essa reunião serviu unicamente para esclarecer como o trabalho de levantamento foi realizado, bem como apontar a quantidade de animais existentes nas propriedades e suas necessidades com relação ao uso de água pelos mesmos, o que se convencionou a chamar de dessedentação animal.
O estudo apontou, preliminarmente, a necessidade de se construir 31 açudes, 30 bebedouros e 35 corredores de passagens, sendo um, ao Arroio Limoeiro, em Dezesseis de Novembro.


Mesa que conduziu os trabalhos.

Esses números causaram irritação em alguns proprietários que não foram visitados para responder aos questionários aplicados para o estudo.
Segundo Marta Levien, da Eletrosul, uma das responsáveis pelo estudo, o trabalho de visitação ainda não foi concluído, podendo esse número ser alterado, após findar a pesquisa.
Um proprietário da localidade do Araçá mostrou-se indignado, pois com os trabalhos de retirada da mata no local, ocorreram prejuízos ao não permitir que o seu rebanho bovino tivesse acesso à água por um certo período de tempo. Por conta disso, algumas reses acabaram abortando.
Pela Eletrosul, respondeu o gerente da divisão de Meio Ambiente, Arnaldo Martins neto, tranquilizando o produtor e dizendo que os prejuízos poderão ser reparados.

Marta Levien demostrou como o estudo foi realizado.


Prefeito Hass, de Roque, vice Meira, de São Luiz e prefeito Reisdorfer, de São Pedro do Butiá.


Também participaram da reunião as biólogas Nina Rosa Lages e Marta Cegalla, representantes da FEPAN, o diretor do departamento de florestas e áreas protegidas da secretaria estadual de Meio Ambiente, Rafael Ferreira, além dos prefeitos de Roque Gonzales João Haas e de São Pedro do Butiá Tarcísio Reisdorfer e o vice prefeito de São Luiz Gonzaga, Mário Meira.
Provavelmente, em junho, haverá reunião com os proprietários de áreas situadas na margem direita do rio.

Nenhum comentário: