sábado, 18 de abril de 2009

MEGA EMPREENDIMENTO É APRESENTADO PARA DESENVOLVER O TURISMO NA REGIÃO

Se depender do que foi colocado no papel, a região vai deslanchar na área do turismo, tanto o cultural, quanto o rural, mas especialmente o de observação.
É que na última quinta-feira, 16, a Eletrosul apresentou, em Roque Gonzáles, a proposta preliminar do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Turístico, cujo estudo foi realizado pela empresa terceirizada, a Biocev.
O programa envolve os cinco municípios atingidos pela construção da Usina Passo São João, ou seja, Roque Gonzáles, Rolador, Dezesseis de Novembro, São Pedro do Butiá e São Luiz Gonzaga.
Além das inovações propostas, foi apresentado um protótipo de um grande balneário que poderá ser instalado em Roque Gonzáles, próximo à zona urbana, mais especificamente nas mediações da SER Olaria, compreendendo área de camping, chalés, restaurante, bar, estacionamento, anfiteatro, bosque para realização de trilhas e caminhadas, área para esportes náuticos e para banho.
As consultoras Cecília e Maria Cristina (em pé) apresentaram a proposta aos presentes.
Coube a duas consultoras da Biocev a apresentação do plano, a turismóloga Cecília Miranda e a arquiteta Maria Cristina Claramunt.
A proposta pretende atender aos cinco municípios, de forma a criar uma identidade entre eles e propor empreendimentos voltados para o lazer e o turismo, como balneários, sinalizações turísticas, restaurantes, pousadas e, o grande atrativo, que seria as praias artificiais, junto às margens do Rio Ijuí.
Considerando as distâncias entre as cidades e o Rio, os locais verificados como possíveis para a implantação de balneários estão localizados em Roque Gonzáles, São Pedro do Butiá e Dezesseis de Novembro, com prevalência para o primeiro.
Maria Cristina acredita que a concretização desse plano é perfeitamente viável nessas regiões, dependendo de investimentos dos setores público e privado. Destaca que a implantação de praias artificiais não exige um investimento de alto valor e constituir-se-á em um forte atrativo turístico, alocando muitas pessoas para a região.
Por sua vez, Cecília Miranda, destaca que os projetos podem ser adaptados de acordo com as vontades e necessidades dos municípios, já que existem vários locais que são viáveis para isso.
Quanto ao modelo de um balneário de grande porte, a museóloga acredita que Roque Gonzáles pode perfeitamente sediá-lo.
Quanto às demais potencialidades nos municípios, Cecília aponta o turismo rural, compreendendo especialmente ecoturismo que pode ser desenvolvido nos cinco municípios, turismo cultural, em Rolador e São Luiz Gonzaga (antigas redes ferroviárias) e turismo de observação, em São Pedro do Butiá (ninhais de garças) e Roque Gonzáles (cerro do Inhacurutum e Salto Pirapó).
Os próximos passos do programa é entregar o projeto às cinco prefeituras para que elas possam implementar de forma efetiva as propostas, que passa necessariamente pela busca de recursos financeiros, sejam próprios ou externos, nos órgãos públicos Federal e Estadual e iniciativa privada.

Estiveram presentes no encontro várias pessoas interessadas nos empreendimentos, com destaque para os municípios de São Pedro do Butiá e Dezesseis de Novembro. Também teve boa participação, Roque Gonzáles, que foi o único a se fazer representar pelo Chefe do Executivo, o prefeito João Haas.
SE HOUVER DINHEIRO, A COISA ANDA!

Nenhum comentário: