quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

PEIXES AO RIO

REPOVOAR O RIO IJUI. Com essa idéia, os três proprietários de uma área lindeira ao Rio Ijuí (Sítio dos Welter), Miguel Welter, Danilo Lenz e este bloguista, soltaram mais de meio milhar de espécies nativas nas águas daquele rio, na manhã desta quarta, 14.
Estiveram presentes representantes da Emater (Marisete Rockemback), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Márcio Langer), Brigada Militar (Sargento Marques), da prefeitura (Emir Schwarzer e assessor de imprensa Chico Marques) e da Eletrosul (Bióloga Franciele, engenheiro André e assessor de comunicação Fábio). Também se fez presente o ex-presidente do Sindicato e agora um dos atingidos pelas obras da Usina Passo São João, Renne Berwanger. Na foto acima, a equipe que participou da soltura.


As espécies soltas foram dourado e jundiá e a esperança é que pelo menos algumas delas sobrevivam para que num futuro o Rio Ijuí tenha melhoria em sua fauna aquática.

Os presentes foram unânimes em afirmar que a iniciativa deveria ser seguida por mais pessoas e que, o fato em si, muito vai colaborar com o repovoamento desse afluente.

Para o vice-presidente do STR, Márcio langer é de vital importância que as pessoas se conscientizem a respeito da conservação dos rios, de suas espécies e não fazer pesca predatória.
A colocação dos alevinos vem em ótima hora, disse.

Depois da soltura o caminho de volta foi mais penoso que o da ida, pois havia um morro à escalar. TEVE GENTE QUE SOFREU. O EMIR QUE O DIGA.