Durante o mês de maio, Roque Gonzales realizou alguns eventos com vistas a marcar seus 45 anos de emancipação. Nesta postagem segue um resumo dos principais eventos que foram realizados.
Jogo do Barril |
Pela primeira vez aconteceu o tradicional jogo do barril, evento realizado em diversos municípios de colonização alemã e levado à termo na centenária Dona Otília, no sábado, 21, à tarde.
O evento tem tudo para se tornar tradicional, inserindo-se como um dos principais eventos do Município. No momento em que Roque Gonzales perde com as faltas das realizações dos então tradicionais Festival de Barco e Pesca (Rincão Vermelho) e Festival da Música Gaúcha, por exemplo, pode estar aí um acontecimento para marcar o calendário de eventos de Roque.
Inauguração na Martin Luther |
No que se refere a novas obras da atual administração municipal, esta foi a escolhida para ser inserida na programação dos 45 anos: inauguração do refeitório da Escola Municipal Martin Luther, na Dona Otília.
A escola é a segunda municipal em número de alunos e conta com uma boa estrutura.
A inauguração do novo e moderno refeitório ocorreu no sábado, 21, pela manhã. Na foto acima, o diretor do educandário Nadir em seu discurso.
Homenagem à ex vereadores |
No dia 13, quatro ex-vereadores da 1ª, 2ª e 3ª legislaturas foram homenageados pela Câmara de Vereadores. Eles não recebiam vencimentos para atuação na época, motivo pelo qual foram merecedores dos títulos de Vereadores Eméritos. Dois deles, já falecidos, foram representados por familiares.
Prefeita e vice mirins |
Uma das boas ações realizadas e que visa o incentivo pelo gosto da participação política e social foi o Projeto Prefeito Mirim. Pela primeira vez foram eleitos estudantes para, simbolicamente, participar das atividades administrativas do Poder Executivo Municipal.
A posse dos dois cargos ocorreu no sábado, 14. Na segunda, 16, a vice e a prefeita mirins despacharam junto com o prefeito em seu gabinete. No dia 20, participaram da Assembleia da AMM, em Roque.
Árvore símbolo |
De iniciativa do Poder Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores, o Manacá da Serra se tornou a árvore símbolo o Município. Para marcar esse dispositivo, no sábado, 14, a Administração Municipal entregou mudas aos diretores de escolas do Município e plantou uma muda, na Avenida Pirapó.
Feira do Livro |
Evento que já está se tornando tradicional, a Feira do Livro deste ano contou com uma patronese, a professora e escritora Simone Kuhn (acima com o secretário de Educação, Thiarles Wust). A feira tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura, principalmente das crianças, tanto que a maioria dos livros colocados a venda era infantis.
Lançamento de livros |
Dois professores-escritores lançaram livros durante a Feira deste ano. Asildo Thielke, cuja obra narra a história da Comunidade de Dona Otília, desde a chegada dos imigrantes pomeranos, há mais de cem anos, e Zito Magalhães com o "Pacto de Sangue". Este já tem outras obras de sua verve. Thilke também fez o lançamento na própria comunidade narrada em sua obra, no sábado, 21.
Assembleia da AMM |
Embora não seja parte integrante propriamente dita da programação oficial de aniversário, o evento tem importância para esta postagem pelo fato de nele ter participado da mesa das autoridades a prefeita mirim Andressa Hoffmann.
A iniciativa (que deve ter partido do Prefeito João Haas) é digna de aplausos. Quem sabe ali estava uma futura autoridade e que poderá mudar alguns cenários políticos que tragam de fato soluções aos anseios da população.
Seminário da Alfafa |
O primeiro evento oficial da programação foi o 1º Seminário Estadual Sobre o Cultivo da Alfafa, realizado no dia 11.
Contando com a participação de 27 municípios o evento enfocou o cultivo dessa que é uma das principais produções da região missioneira.
Dentro da programação de aniversário consta ainda, dia 25, o Dia do Desafio e no domingo, 29, o Arrancadão de motos organizado pelo Grupo Pouka Prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário