terça-feira, 28 de julho de 2009

Os Números da Usina Passo São João

Com suas operações comerciais previstas para iniciar em janeiro de 2010, a Usina Passo de São João deve sofrer atraso em seu cronograma e essa data muito provavelmente será acrescida de alguns meses, segundo informou nesta segunda, 27, o engenheiro André Ribeiro, durante o encontro dos prefeitos, em Roque Gonzales.
Com um orçamento em torno de R$ 300 milhões, a obra ocupa, atualmente, um contingente de 850 trabalhadores, mas já teve mais de 1100, em abril de 2009.
Vertedouro vai possibilitar uma vasão de 11 mil metros cúbicos de água, por segundo.
O enchimento do lago da usina está previsto para acontecer ainda no mês de dezembro próximo. De acordo com Ribeiro 516 propriedades em 5 municípios (Dezesseis de Novembro, Rolador, Roque Gonzales, São Luiz Gonzaga e São Pedro do Butiá) foram atingidas, sendo que praticamente totas já foram indenizadas. Somente aquelas que apresentaram alguma pendência cadastral ou fiscal é que ainda não teve efetivado o seu pagamento.

Futura casa de força, já consumiu dezenas de toneladas de concreto.

Para possibilitar a construção da obra foi necessário o desmatamento de 900 mil metros quadrados de matas nativas, representando um custo de aproximadamente R$ 13 milhões.

Local onde serão instaladas as turbinas.

Para a montagem eletromecânica haverão de ser contratados cerca de outros 200 funcionários. O término das obras continua com previsão de ocorrer em julho de 2010.
O município sede da geração de energia será Roque Gonzales, sendo este o responsável pelo retorno do ICMs.

Neste local, corria, até antes do início das obras, o Rio Ijui. Hoje só restam terra e pedras.
Para possibibitar a travessia entre os municípios de Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro vai ser construida uma ponte próxima ao vertedouro.
Além da geração de energia (77 megawatts), o empreendimento também servirá como atrativo turistico, acredita o engenheiro.

Um comentário:

Guilherme disse...

por favor comente sobre as atuais obras desta noticia sobre barragem são joão