sábado, 18 de julho de 2009

É Piada ou é Sério???

Estreiou no último dia 8 de julho, a coluna “O Presidente Responde” com publicação em 115 jornais brasileiros em cuja, Lula atende a perguntas de toda ordem, feitas pelos cidadãos brasileiros.

Na coluna do dia 14, interessante questionamento foi proposto ao presidente com relação a carga tributária brasileira.
A pergunta era relacionada a quando a carga tributária brasileira deixará de ser uma das maiores do mundo e baixará para níveis semelhantes aos de outros países.
Lula, após discordar da colocação do questionador, disse que a carga tributária brasileira está distante das mais elevadas do mundo. De acordo com ele, a Bélgica tem em impostos o equivalente a 44% do PIB, os tributos na Suécia chegam a 48,2% e, na Dinamarca, chegam a representar 48,9%. O presidente ainda atribuiu aos impostos cobrados no País a possibilidade de o governo levar adiante programas como o PAC ou o Bolsa Família.
Tem razão – como sempre – o presidente, porém não é possível atribuir esses comparativos com paises considerados de primeiro mundo.
Não dá para comparar a qualidade de vida nesses três paises, tampouco outros fatores sociais.
Bélgica, Suécia e Dinamarca, definitivamente, não são paradigmas para o Brasil e, portanto, não se pode fazer tal comparativo.

Nenhum comentário: