quinta-feira, 23 de julho de 2009

Exército nos Municípios Para Previnir Gripe A

Com vistas a prestar orientações para os que atuam na área da saúde, estiveram em Roque Gonzales, integrantes do setor de vigilância epidemiológica da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), especificamente as estratégias que deverão ser adotadas em decorrência da onda de GRIPE A e com o intuito de repassar informações com relação a um encontro sobre o tema tido em São Borja com o Exército.Profissionais da área cde saúde estiveram presente ouvindo as explicações sobre a atuação do Exército e da vigilância.

De acordo com Elson da Silva, da CRS o trabalho de vigilância deve fazer um trabalho conjunto com os militares para divulgar e orientação junto a população dos municípios de fronteira, tratando sobre as sintomatologias da doença e medidas de precaução que devem ser adotadas pelas pessoas com sintoma da doença e aquelas que não apresentam nenhum sintoma.

Após os esclarecimentos, Silva destacou que a população não será fiscalizada ou policiada, mas orientada sobre a nova gripe.

O trabalho do Exército será feito nas áreas de travessia legal (portos e aduanas), não sendo feito tais trabalhos naquelas travessias irregulares. A divulgação, no entanto, será levada as populações moradoras às beiras de rios, sendo o caso de Roque Gonzales que não tem uma travessia legal, mas que sabidamente existem áreas de translado entre o Brasil e a Argentina.
A orientação é de que eventuais pessoas que fazem esse tipo de travessia, ao apresentarem algum sintoma de contágio, procurem imediatamente os postos de saúde.
Silva destaca que os militares que atuaram na região não farão papel de policiamento ou fiscalização, mas tão somente de divulgação e orientação sobre aspectos da doença.
Para Roque Gonzales deverão ser alocados quatro militares do Exército.




Participou do encontro o secretário municipal de Saúde Benomar Arruda da Silva (D).

Nenhum comentário: