Contando com 122 participantes, número considerado bastante significativo pela organização, aconteceu na última terça, 3, a VI Conferência Municipal de Assistência Social, em Roque Gonzales.
A Conferência teve como tema central “A Consolidação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a valorização de seus trabalhadores”.
|
Parte do público presente
Dentre os assuntos discutidos, destaques para: O novo Brasil, a partir da Constituição, o Sistema Único de Assistencia Social (SUAS) e erradicação da pobreza no Brasil.
Também foram abordados temas como a implantação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a ser feito no Município a partir deste mês, cadastro único, bolsa família e Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Na oportunidade também foram informados os montantes de recursos federais recebidos pelo Município e as ações realizadas.
|
|
Mesa de abertura com a presidente do Conselho de Assistência Social ao microfone.
Dentre as proposições apresentadas pelos participantes da Conferência, citamos a sugestão de desvincular o Departamento de Assistência Social da Secretaria da Saúde, tornando-a uma secretaria Independente; capacitação dos profissionais especializados; criação de uma casa de passagem para hospedar em casos urgentes, como crianças e idosos; aquisição de um carro para facilitar as visitas de acompanhamento familiar; fiscalização do bolsa família e diminuição da idade exigida para recebimento de BPC, de 65 para 60 anos. |
|
Secretário da Pasta, Benomar Arruda.
Ao final da Conferência foram escolhidos os delegados que representarão o Município na Conferência Estadual. Representando o poder público foram escolhidos Benomar Arruda da Silva (titular) e Cintia da Silva Olsson (suplente). Como delegados não-governamentaais, foram eleitos Cimara Daiana Freddi (titular) e Clarice Hofmann (suplente). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário