sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lago em formação

12 de agosto foi o dia escolhido pela Eletrosul para dar início à formação do reservatório da Usina Passo São João.
Esse fato alterou a rotina da Brigada Militar regional, pois vários policiais foram alocados para prestar segurança.
O que se viu foi um aparato policial que não se viu em outras ocasiões em Roque Gonzales.  Em vários pontos da cidade, duplas de policiais estavam postados, inclusive parte de uma rua foi interditada.
Tudo pelo ato que estaria acontecendo na futura usina.

Comporta com uma tonelada de peso.
Para a cerimônia de fechamento das comportas veio a Roque Gonzales o presidente da Eletrosul Eurides Mescolotto, além de outras autoridades ligadas à obra e da secretaria do Meio Ambiente. 
Dos cinco municípios atingidos pela obra estiveram presentes seus prefeitos (João Haas, de Roque, Tarcísio Schneider, de Dezesseis, Darcísio Reisdorfer, de Butiá, Eloí Batista, de Rolador e Mário Meira, vice de São Luiz).

Local onde começará a formação do reservatório.


O ato oficial de início da formação do reservatório deu-se através da autorização via rádio (acima) do presidente da Eletrosul para os operadores do sistema.  Lentamente as comportas foram baixando, sendo de difícil percepção a sua evolução.

Prefeito Haas cumprimenta presidente da Eletrosul.

Uma das comportas já num momento que estava sendo baixada.

Autoridades no palanque oficial.
Há uma expectativa muito grande com relação ao futuro lago a ser formado na extensão do Rio Ijuí. Além de valorização das áreas particulares lindeiras a ele, imagina-se que o mesmo possa promover ações na área de turismo e lazer.
Preve-se que haja uma visitação aos locais.
Para tanto não basta somente o lago bonito, mas sim diversas ações que de fato tragam os turistas para os cinco municípios que poderão ser beneficiados com a obra.
Os poderes públicos (prefeituras e câmaras de vereadores) passam a ter um papel fundamental quanto a gerir ideias para provocar o que querem, ou seja, chamar os futuros turistas.
Uma estrutura completa será necessária para chamá-los e, mais importante que isso, fazer com que permaneçam nos locais (municípios) e neles consumam produtos e serviços. Ai entram os idealizadores privados.
Pousadas bem estruturadas, prestadores de serviços atenciosos e qualificados, diversidade de produtos, artigos típicos e acessos de qualidade (estradas e ruas) são fatores que necessariamente deverão existir.

Nenhum comentário: