segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Começa a Formação do Lago.


Na próxima sexta, 12, depois de um adiamento, deverá começar o enchimento do reservatório da Usina Passo São João que está sendo construída no Rio Ijui, entre Roque Gonzales e Dezesseis de Novembro.
O horário previsto para o início do enchimento é 9h30min junto ao vertedouro da futura usina.
Além de Roque e Dezesseis, o reservatório atingirá também São Luiz Gonzaga, São Pedro do Butiá e Rolador, sendo que o lago terá uma área de aproximadamente 20 quilômetros quadrados.




Vista aérea do Rio Ijui e a futura usina (foto: Foto Andréia).
Segundo a Eletrosul, o enchimento do reservatório será feito em etapas, sendo que o  lago deverá estar completamente formado até o final do mês de setembro.
Em dezembro próximo, segundo promessa da Eletrosul,  a usina deve começar a gerar energia  suficiente para atender o consumo de mais de 580 mil habitantes.

Abaixo da barragem está as quedas do Salto Pirapó que poderá desaparecer em decorrência da alteração de nível  d'água.
Com o alagamento das beiradas do Rio Ijui muitos animais perderão seu habitat natural, como é o caso das garças que dispõe de uma ilha acima da ponte na RS 168.
A ilha deverá ser encoberta pelas águas deixando centenas de animais desabrigados e perdendo-se uma das maravilhas naturais até então existentes.

A Ilha das Garças desaparecerá do mapa.
Centenas dessa espécie ficarão sem lar.

A beleza desta paisagem (com a ilha em destaque) não mais será vista.

Local (seta) onde o lago começará a ser formado (foto:Foto Andréia).

Apesar da promessa de captura de animais que procurarão outros abrigos com o enchimento do rio, é possível determinar que o prejuízo com essa perda não seja jamais superado. Da mesma forma, não há de se esperar que a destruição das matas ciliares seja amenizada com o tempo.

O que a natureza levou milhões de anos para construir, não será reconstruída nas próximas centenas de gerações.

Nenhum comentário: