terça-feira, 9 de novembro de 2010

Trilheiros Cortam as Missões

Iniciada no último domingo, 7, em São Nicolau, a 10ª Trilha dos Santos Mártires das Missões chegou nesta terça, 9, em Roque Gonzales.
Liderada pelo historiador Sérgio Venturini, a trilha procura homenagear os Santos Mártires João, Roque e Afonso pelo trabalho de evangelização por eles realizados junto aos índios guaranis nesta região. Também são objetivos da Trilha divulgar a história das Missões e destacar a importância de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
No domingo sete trilheiros iniciaram a caminhada junto à cruz do Passo do Padre, em São Nicolau permanecendo na "Primeira Querência" até a manhã da segunda, 8, de onde seguiram rumo à Pirapó. Na manhã desta terça, 9, cruzaram o Rio Ijui e apoitaram na "Terra e Sangue das Missões". À tarde, depois de passarem pelo local onde o corpo do Padre João del Castilhos foi encontrado, os trilheiros chegaram ao Santuário de Assunção do Ijui onde pernoitaram.


O lider da trilha Sérgio Venturini palestrou na capela sobre a história da redução do Assunção do Ijui. No local também aconteceu uma celebração religiosa e apresentação do Grupo Viver.

Acima o grupo de trilheiros e os roquegonzalenses que os recepcionaram no Assunção do Ijui.
O prefeito João Haas presenteou Ventunini com uma garrafa para água.

Os demais trilheiros também receberam as garrafas do secretário municipal de Educação Thiarles Wust.

O Padre Luis também foi presenteado com a garrafa, dada pela diretora do departamento de Cultura, Noeli Nedel.

A Trilha segue nesta quarta, 10, com passagem pelo Cerro do Inhacurutum e Cabeceira do Palmeira, em Roque Gonzales. Na quinta, 11, parte para São Pedro do Butiá, chegando na sexta, 12, em Rolador, permanecendo por lá até o domingo, 14, pela manhã de onde rumam à Caibaté (Vista Alegre, Arroio Urucuá e cidade).
O roteiro se completa na segunda, 15, em Caaró, com participação na 77ª Romaria.

Nenhum comentário: