segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Encontro nas Barrancas já Nasce Grande

Realizado no Rincão Vermelho, Roque Gonzales, o Encontro Cultural nas Barrancas, por ser a primeira edição, pode ser considerado como superador de expectativas. Embora o público da sede do Município e de outras comunidades não tenham participado como deveria, as pessoas, de um modo geral, compareceram ao evento que teve como organizadores a Administração Municipal e alguns parceiros do Rincão Vermelho, tais como a Escola Estadual Alfredo Szinvelski, o Clube Riograndense e o Clube de Mães.
Diversas atrações, principalmente culturais, foram desenvolvidas durante os 4 dias de programação, iniciada na quinta, 11.
Como ponto alto da programação, ocorreu a 13ª edição do Festival da Música Gaúcha (que será tema da próxima postagem).
Nós fomos o único profissional de imprensa a estar presente durante três dias no evento e, por isso, apresentamos registros fotográficos do Encontro em várias postagem que faremos nas próximas horas.
Começamos pelo aspecto geral do evento e que você pode conferir a seguir.


A excelente Banda Rinconense e orgulho da comuna, capitaneou os estudantes até o local da abertura oficial, na sexta, 12.

Presença de mais de 600 alunos na sexta, para assistir teatro, autor presente, gincana e demais atrações do Encontro.

Cozinheiras rinconenses se desdobraram para atender a fome dos centenas de visitantes. Tinha homens também, na churrasqueira.
A Cooperg esteve presente e uma das grandes procuras em seu stand foram os sucos naturais preparados na hora. O atendimento do presidente Jorge Scheren foi exemplar.

Alambique Engenho Velho, do Rincão dos Pavéglios (Carlito) fez demonstração de seus produtos. O sabor dos mesmos foi comprovado pelos visitantes e por eles muito elogiados. O Carlito e sua esposa Rose atendeu a todos com cortesia.

Artesanato também marcou presença no Encontro. Aqui integrantes do Clube de Mães Flôr de Maio, do Rincão Vermelho.

Teatro foi apresentado no palco do lonão cultural.

A agora escritora professora Simone Kuhn recebeu uma placa de homenagem e reconhecimento pela edição do livro "O Sonho da Menina".

Na praça do Rincão foi instalado um centro de entretenimento para a garotada que se divertiu muito nos 4 dias do Encontro.

Componentes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura junto ao TreiLer. A fada é a Francieli.

Para as escolas, a Secretaria de Educação entregou kits com livros. Acima, direção da Escola Municipal Martin Luther, da Dona Otília (Cibele e Nadir) recebendo os livros do Prefeito João Haas.

Acima, alunos que tiveram seus trabalhos inseridos na 18ª edição do livro "Crianças do Rio Grande Escrevendo Histórias", autografando os livros.


Acima o primeiro e segundo colocados no Concurso de declamação realizado no sábado, 13. Valnês ferreira Prestes (Colônia Limeira) e Laura Pavéglio Schmidt (Rincão Vermelho).

O departamento juvenil do CTG Sentinelas da Cascata novamente deu um show de danças no Clube Riograndense.
Segundo os organizadores tudo esteve conforme o planejado e pequenos problemas tidos nesta primeira edição servirão de exemplo para acerto nas edições futuras.
O evento só foi possivel de ser realizado graças ao trabalho de muita gente, começando pela elaboração do projeto, via Lei Rouanet (Lei de Incentivo à Cultura) feito pelo secretário municipal de Planejamento Révis Moura e abraçada pela Administração Municipal e Comunidade do Rincão Vermelho.
Cabe destacar o grande empenho que a Comunidade do Rincão Vermelho teve na realização e durante o evento, fazendo de tudo para que os visitantes se sentissem bem nos dias da programação.
Dava prá notar nas pessoas de lá uma grande satisfação pelo evento ter sido realizado no distante mas aprazível Rincão Vermelho, que só não é município autônomo por que alguns políticos do passado não quiseram.
Parabens aos organizadores e à comunidade rinconense.

Nenhum comentário: