quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Nelson Eternizado

Em vida, o escritor NELSON HOFFMANN, maior expoente literário roquegonzalense e, bem provável, de outras paragens também, recebeu uma homenagem da Administração Municipal, nesta quinta, 12, com a inauguração de um monumento que leva o seu nome à Casa de Cultura local.


Projeto com tal distinção foi aprovado pela Câmara de Vereadores ainda em abril passado e a idealização do monumento esteve a cargo da arquiteta Cláudia Machry.

O público compareceu de forma significativa, reunindo pessoas da comunidade, escritores e familiares do homenageado.

Acima, aspecto do público, no auditório da Casa de Cultura, quando assistia depoimentos gravados em vídeo de autoridades, amigos e familiares de Hoffmann. Dentre os registros, os dos ex-prefeitos Antônio Sartori, Renato nedel, Adair BRum, Artur Issler e Leocádio Welter. Ainda houveram manifestações dos amigos Plínio Wagner, Maria Poersch, Ruy Nedel e do atual prefeito João Haas. Também deixaram suas mensagens as irmãs do escritor, Dirce, Ledi, Lourdes e Lires.

Acima o momento em que houve a inauguração do monumento pelo prefeito João Haas e o homenageado.

Nelson com sua família momentos antes da inauguração.

Um grupo de estudantes da EScola Martin Luther, de Dona OTília, executou o hino nacional a base de flauta e violão.

O monumento idealizado pela arquiteta Cláudia Machry.

Público prestigiando a solenidade.


A emoção da família durante os diversos depoimentos.

Coube a sobrinha Rita falar aquilo que o homenageado queria, pois segundo ele próprio, poderia não ter a necessária coragem de fazer.
Com certeza para Nelson e sua família foi um momento único e marcante o fato de ter recebido tal distinção, eis que merecedor que é e seu nome estará para sempre exposto em frente a um símbolo que ele representa om maestria: a cultura literária.

Nenhum comentário: