quarta-feira, 14 de outubro de 2009

NL ENTREVISTA LARISSA ANSCHAU

Na data em que se comemora o dia da profissional que ela escolheu para exercer no futuro - fisioterapeuta - 13/10 - entrevistei a rainha do Município de Pirapó, a bela e simpática LARISSA ROHR ANSCHAU, 16 anos, coroada no último sábado, 10.
Com respostas inteligentes, Lari, como a maioria das pessoas a chama, é estudante do segundo ano do ensino médio, na Escola Estadual Henrique Sommer. Depois de concluir essa etapa pretende disputar uma vaga no curso de fisioterapia, profissão que sempre gostou. Para Larissa, o estudo é sempre prioridade.
Eclética, gosta de tudo, um pouco, em relação à musica, indo desde o rock balada de Chris Daughtry, até o sertanejo universitário de Jorge e Mateus, passando pela MPB de Ana Carolina e Cássia Eller e o rock nacional inteligente do Legião Urbana. E como gaúcha que é, não deixa de lado as músicas tradicionalistas.
O dia-a-dia da soberana pirapoense é dividido entre os estudos, passeio com as amigas, leituras e navegação na internet. Ao contrário de boa parte dos jovens, não se considera viciada em Orkut e MSN, utilizando-os mais como uma forma de lazer, sem uso exagerado. Adepta da calça jean e do tênis para uso diário, tem preferência pela cor roxa, coincidentemente a mesma do vestido que usou no concurso.

Larissa diz ler jornais diariamente e gosta de livros de ficção e filmes do mesmo gênero, além de comédias e romances. Gosta de estar atualizada nos principais acontecimentos e não se furta em opinar sobre a situação política no Estado, em relação à CPI e denúncias em face do governo. Para ela há e sempre houve políticos corruptos e que não fazem o uso consciente do poder que lhes foi confiado. Acredita, no entanto, que existam políticos honestos, porém é uma minoria, salienta. Com relação ao seu Município, diz que, apesar de pequeno, vem mostrando grandes avanços e melhorias. Sabe que muito se investe na agricultura e dá-se uma especial atenção à saúde, educação e meio ambiente. No entanto, é realidade que faltam mais oportunidades de trabalho para os jovens, bem como a disponibilização de cursos de formação. A falta de uma ligação asfáltica é, para Larissa, um dos grandes empecilhos ao desenvolvimento do Município. Embora descrente de que essa obra se concretize num curto espaço de tempo, diz que não se pode perder as esperanças na realização desse sonho.

Enquanto o asfalto e a ponte não chegam, Larissa e os seus conterrâneos enfrentam a barca para ultrapassar o Rio Ijui.

Até a conquista do título de rainha, Larissa viveu um lapso de tempo entre o convite e a emoção final, que não havia tido, já que esse foi o primeiro concurso de beleza que participou. Ao receber o convite, pediu um tempo, mas incentivada pelas amigas e, principalmente, pela sua mãe, resolveu concorrer. Assim como as demais candidatas, sempre esperava ser uma das soberanas e para tanto se preparou ao máximo para ter êxito, tanto para as provas culturais escritas e orais, como para o desfile final. Para Larissa o tipo de avaliação (prova escrita, entrevista e desfile) é aceitável e condizente. As soberanas não podem apenas ser lindas e simpáticas, mas há que ter um conhecimento cultural sobre a história do Município. Precisam ser bem instruídas e estar preparadas quando de recepções à autoridades e outros visitantes. Larissa enfatiza que uma soberana tem que adequar essas várias características para ser merecedora dos títulos, características que acredita possuir.

Larissa com a faixa do título máximo do Município: rainha.
Passadas as fases de disputa, o momento mais angustiante do certame foi o de aguardar a divulgação do resultado. Nesse instante, revela que passa um filme pela cabeça desde os primeiros passos dados no concurso, a preparação e um lamento porque poderia ter tido melhor performance em algum quesito.
No anúncio do nome da vencedora ocorre uma emoção indescritível. "Foi a maior emoção da minha vida. A primeira coisa que veio à cabeça foi pensar que valeu, que consegui. Junto com isso, a imagem da minha mãe, me apoiando, me incentivando".

Larissa e amigas praticando esportes.

Depois de conquistar o título de rainha, Larissa não mudou seu ritmo de vida. Revela que continua sendo a mesma pessoa de antes, assim como em relação aos amigos e estes em relação a ela.
destaca que todos os seus amigos ficaram muito felizes com o resultado. Confessa, porém, que houve algumas aproximações que antes não existiam, mas que considera saudável e fica feliz por isso. (fotos: arquivo pessoal, exceto a quarta)

Nenhum comentário: