sábado, 3 de outubro de 2009

Jovens Promovem encontro com Aposentados Rurais

Com um público superior às expectativas iniciais, aconteceu neste sábado, 3, em Roque Gonzales, o 1º Encontro de Jovens e Aposentados Rurais, numa promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Estiveram presentes mais de 400 pessoas.
Pela parte da manhã, logo após a abertura solene, foram proferidas duas palestras sobre relações familiares e convivência entre diferentes gerações. Ao meio dia foi oferecido aos presentes um almoço e, a tarde, aconteceu reunião dançante e, finalizando o encontro, um culto ecumênico.
Parte do público presente no evento, que contou com participações de outros municípios da região.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Roque Gonzales conta atualmente com 1251 aposentados rurais, número que representa aproximadamente 20% do total da população do Município.

O cerimonial do evento inovou com a apresentação do Hino Riograndense, entoada pela cantora Jaqueline Sarzi.

O representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), Agnaldo Barcellos (acima), disse que há um fortalecimento do segmento agrícola ao passo que se percebe a união dos jovens e idosos no encontro. Lembrou a indispensável ferramenta de lutas que se constitui o sindicato, para os agricultores.

A jovem Mônica Arenhardt (acima) se encarregou de deixar uma mensagem para os presentes.

A primeira palestra do dia foi da assistente social Elisângela Maia Pessoa que de forma muito didática, inteligente e de fácil assimilação, falou sobre família e idoso. Para ela a família determina o jeito de cada um ser e isso depende de uma base sólida da família. Reforça a necessidade de não haver na família um distanciamento, no sentido de relacionamento harmonioso e distância emocional.
Ao passo que a modernidade trouxe coisas boas, fez com que se esquecesse da solidez da família, sustenta a palestrante, dizendo que um dos fatores para a desestruturação familiar está ligado ao uso de drogas, especialmente o álcool, e também questões financeiras, brigas conjugais e problemas de relacionamento social.A interação entre jovens e idosos é fundamental para o respeito mútuo e primordial para a integração de um segmento com o outro. Isso, de acordo com Elisângela, resolve boa parte dos conflitos familiares e comunitários. Por fim, a palestrante reforça sobre o preparo para o envelhecimento cujo processo, sendo inevitável, deve ser encarado com naturalidade.

Com a liderança da presidente Laura Langer, o encontro foi organizado com o auxilio de diversas parcerias de entidades locais. Em seu discursso de abertura, Laura destacou que o encontro teve a realização por iniciativa dos jovens rurais, ideia que teve o imediato apoio do sindicato. Reforçou que os jovens sentem muita necessidade de estar no meio de uma família bem estruturada para se sentirem seguros e com vontade de permanecer no meio rural. Assim, se sentem valorizados. O encontro reservou a parte da tarde para a realização de uma reunião dançante animada por Pedro Missioneiro e Grupo.

Nenhum comentário: