A Revista Época desde sábado, 2, publica matéria sobre o relatório final da Polícia Federal(PF) sobre o famoso MENSALÃO DO PT, ou VALERIODUTO, como ficou conhecido em 2005. O mensalão foi um dos maiores, se não o maior escândalo político da história do Brasil.
Conta-se - mas pode ser fofoca - que o dinheiro público desviado por MÁRCOS VALÉRIO servia para a compra de votos de parlamentares conforme as necessidades do Governo Lula.
Márcos Valério, o captador das propinas |
Pelo relatório da PF, o desvio ultrapassa o valor de 350 milhões de reais Boa parte desse valor veio do Banco do Brasil. Esse e outros valores iam para as empresas de publicidade de Valério & Cia. e, depois - dizem - abastecia o bolso dos parlamentares e campanhas eleitorais, dentre as quais a campanha de Lula em 2002.
O envolvimento de Lula - por vias indiretas (campanha) foi confirmada pelo segurança Freud Godoy que, em depoimento a PF confirmou ter recebico R$ 98 mil de Valério e utilizado na campanha de Lula.
Zé Dirceu, o chefe |
Delúbio, o tesoureiro |
LULA... |
Segundo o que se apurou, JOSÉ DIRCEU era o chefe da quadrilha do mensalão e alguns Estados receberam as propinas para uso em campanhas eleitorais. Os políticos petistas - e aliados - do Rio Grande do Sul, segundo o relatório, também foram beneficiados.
A partir do relatório, o Procurador Geral da República oferecerá -ou não - denúncia.
Se haverá punição é outra estória!
Nenhum comentário:
Postar um comentário