sábado, 2 de abril de 2011

Saiu o Relatório Final do Mensalão

A Revista Época desde sábado, 2, publica matéria sobre o relatório final da Polícia Federal(PF) sobre o famoso MENSALÃO DO PT, ou VALERIODUTO, como ficou conhecido em 2005. O mensalão foi um dos maiores, se não o maior escândalo político da história do Brasil. 
Conta-se - mas pode ser fofoca - que o dinheiro público desviado por MÁRCOS VALÉRIO servia para a compra de votos de parlamentares conforme as necessidades do Governo Lula.

Márcos Valério, o captador das propinas

Pelo relatório da PF, o desvio ultrapassa o valor de 350 milhões de reais Boa parte desse valor veio do Banco do Brasil. Esse e outros valores iam para as empresas de publicidade de Valério & Cia. e, depois - dizem - abastecia o bolso dos parlamentares e campanhas eleitorais, dentre as quais a campanha de Lula em 2002.
O envolvimento de Lula - por vias indiretas (campanha) foi confirmada pelo segurança Freud Godoy que, em depoimento a PF confirmou ter recebico R$ 98 mil de Valério e utilizado na campanha de Lula.

Zé Dirceu, o chefe
Dentre os envolvidos com a corrupção - segundo a PF - estão ROMERO JUCÁ (lider do governo, no Congresso), FERNANDO PIMENTEL (ministro de Desenvolvimento de Dilma), BENEDITA DA SILVA (ex senadora e ex ministra de Lula), VICENTINHO (Deputado federal e, em 2004, candidato a prefeito em São Bernardo do Campo) e LULA, o ex presidente que foi o mais beneficiado de todos.

Delúbio, o tesoureiro



LULA...

Segundo o que se apurou, JOSÉ DIRCEU era o chefe da quadrilha do mensalão e alguns Estados receberam as propinas para uso em campanhas eleitorais. Os políticos petistas - e aliados - do Rio Grande do Sul, segundo o relatório, também foram beneficiados.
A partir do relatório, o Procurador Geral da República oferecerá -ou não - denúncia.
Se haverá punição é outra estória!

Nenhum comentário: