sábado, 13 de fevereiro de 2010

Do Pacaembu à Gloria de Chegar em Casa

Quem não estava presente, talvés possa imaginar a festa que se armou para receber a campeã sul-americana de futebol feminino sub 17.
Talvés não possa, no entanto, imaginar a emoção que tomou conta de algumas pessoas durante a triunfal chegada de ANDRESSA à Roque Gonzales, na manhã deste sábado, 13.
Era 9h08min quando a sirene da viatura da Brigada Militar anunciava que pela RS 168 vinha uma roquegonzalense que havia projetado sua terra natal além dos limítes que ela própria poderia imaginar num passado recente.
Pois ali estava, cheia de graça e - possivelmente - cheia de orgulho a responsável por trazer um dos maiores títulos (seja qual modalidade for) para a chamada Terra e Sangue das Missões. O registro acima é um dos últimos da pequena craque junto com as demais companheiras de batalha, ainda no palco da conquista, o Estádio do Pacaembú, em São paulo, na última quinta-feira, 11.
No dia seguinte Andressa começava a sua volta para casa. Talvés também não imaginaria o que lhe esperava na manhã deste sábado.
Postados no trevo de acesso à cidade estavam 55 carros a espera da campeã para realizar uma carreata. 55 carros pode ser pouco, mas não se tem notícias de que um número superior do que esse já se tenha reunido em Roque Gonzales para qualquer tipo de comemoração (nem quando da emancipação, vitória em eleição municipal ou o título mundial do Inter ou do Grêmio). E ali estavam centenas de pessoas de todas as agremiações, partidárias, religiosas e futebolisticas.

Andressa, encimada em um veículo, logo atrás da viatura da Brigada Militar e à frente do de seus pais, seguiu sorridente pela Avenida Pirapó e contorno da praça até chegar em frente à Prefeitura onde o Poder Público lhe prestaria as justas homenagens.
Ao largo do percurso várias pessoas se postaram para aplaudir a campeã.
Ao descer do carro, por quase uma hora, Andressa recebeu - sempre de forma solícita - abraços da comunidade. Não foram poucos.
Um dos momentos de maior entusiasmo foi quando suas colegas de escola e futebol lhes cercaram e renderam os cumprimentos pela conquista.
Falaram, em nome do Poder Público Municipal, o secretário de Educação, Tiarles Wust e o Prefeito João Haas. Este destacou o apoio da família que fez com que Andressa chegasse a seleção em tempo recorde.
Andressa com a bola do jogo final, a qual doou à Prefeitura.


Andressa com seus pais Eliseu e Adriana.


Todos queriam cumprimentar a pequena notável roquegonzalense. Aqui, o professor João Kercher, da escola onde Andressa estuda.


Acima, as colegas de escola e futebol Sassá e Júlia (acima), Indajara, Thiane, Cíntia e Apa Paula, com uma sujestiva faixa em homenagem à Andressa (E).

Em um dos momentos de descontração, com as amigas de escola e futebol, sentada no palco da Praça onde, logo atrás se vê a quadra de esportes onde Andressa costuma jogar bola com a gurizada.

Das mesmas amigas, Andressa recebeu de presente a bandeira do Município. Além desse, ela recebeu outros mimos do Executivo e Legislativo.
Um momento final e original estava por acontecer no encerramento das homenagens. Por iniciativa da Prefeitura, Andressa teve seus pés moldados em gesso, sendo o primeiro desse ato a acontecer no Município.


Para a posteridade, os pés da campeã, moldados em gesso.
Enfim, um dia perfeito e homenagens justas a quem de fato merece e com dignidade representou uma cidade.
Quem sabe a partir de agora recomecem as práticas esportivas, há algum tempo abandonadas.
Motivos existem e exemplo prá seguir também.
PS: Na próxima terça, 16, estarei entrevistando Andressa em um programa especial no Roque em Destaque, a partir das 11h20min. Acompanhe (www.radiomissioneira.com)
Quem quiser deixar uma mensagem para a Andressa neste blog, pode postar, com nome completo e localidade.

Nenhum comentário: