quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Lago cheio...

O lago decorrente do represamento das comportas na Usina Passo São João está formado, lindo e cheio, inclusive de sujeira e insetos.
No final das tardes, os moradores tanto das redondezas do Rio Ijui quanto os da cidade estão se deparando com algo que até a formação do lago não existia: trilhões de insetos que aos sinais das lâmpadas acesas revoam rumo a elas, deixando as paredes das casas enegrecidas.
No final desta tarde, estivemos navegando no lago e percebemos a quantidade incontável desses insetos no seu leito, especialmente onde se concentraram restos de plantas submergidas e apodrecidas.
Nos dois primeiros registros os restos de plantas e madeiras que boiam na água proporcionando um nicho para os insetos que, provavelmente, o utilizam para se desenvolverem.



Acima insetos e girinos: são milhões deles na superfície.


Lixo também se faz presente às margens formadas do lago.


Milhões deles na superfície servem de comida aos peixes.


Seu aspecto.


Próximo às luzes, eles fazem a  festa.


O interior das luminárias é como um hotel  para eles.

O certo é que os bichanos estão incomodando, tanto para os costeiros, quanto para os da cidade, já que o rio faz um entorno muito próximo a zona urbana.

É de se esperar uma imediata resolução do caso, já que pode passar de simples incomodo para caso de saúde pública.

Esse é provavelmente o primeiro contratempo coletivo que a população sofre com o enchimento do lago.
Ele tá lindo, mas a população não pode ter tal perturbação a custa de uma obra.

No momento em que estava acabando esta postagem eis que surge um ilustre inseto de quem falo na tela do meu pc. xô, animal!!!

Nenhum comentário: