quinta-feira, 28 de julho de 2011

Saúde de Roque Festeja 3 Anos de ESFs

A Secretaria Municipal de Saúde de Roque Gonzales realizou nesta quinta, 28, um encontro festivo para comemorar o terceiro aniversário do Programa ESF (Estratégia de Saúde da Família) no Município.
No encontro foi reunida toda a equipe que atua na área da saúde pública e autoridades locais.


Secretário Benomar (em pé) organizou o encontro. Ao lado Ex prefeito Brum (E), médicos  Edson e Evandro e atual prefeito Haas (D).

Na abertura do encontro o secretário municipal de Saúde, Benomar Arruda da Silva, destacou aspectos de como os atuais ESFs progrediram desde a sua implantação em junho de 2008, as dificuldades e avanços obtidos até se chegar ao que hoje contando com uma equipe bem montada e que consegue administrar grande parte das situações apresentadas aos gestores por parte da população

Público presente no encontro.
O primeiro ESF - na época denominado PSF - foi criado na administração do prefeito Adair Vicente de Brum.

Brum lembrou em seu discurso que está orgulhoso em saber que aquele Programa que ele criou desenvolve-se com perfeição atualmente.


Estiveram presentes no ato e se manifestaram, o presidente do Hospital Santo Antônio, Renne Berwanger, o presidente anterior Adelmo Silveira de Lima, o presidente da Câmara Aristeu Machry, o vice prefeito José Pereira da Silva, o prefeito João Hass, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cleci Mattos e os médicos Edson Oliveira e Anencir Flores.

Berwanger destacou a importância do hospital para a implementação do primeiro ESF, colocando sua estrutura à disposição do Programa. Lima corroborou as palavras do atual presidente lembrando da união da comunidade apoiando a abertura do bloco cirúrgico do hospital (fechado pelo Estado por não apresentar condições de operacionalização) e a busca de um cirurgião para nele trabalhar.

Machry frisou que a Câmara tem sido parceira da administração municipal ao passo que tem apoiado incondicionalmente todos os projetos que são remetidos à Casa Legislativa. 

Pereira lembrou que à época da implantação do primeiro PSF trabalhou junto para a busca de profissionais para atuar no programa e bloco cirúrgico do Hospital.

Por sua vez o prefeito Haas reforçou que os ESFs terão um incremento em breve com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com alocação de recursos na ordem de R$ 240 mil.

Oliveira disse que aquele momento estava sendo inédito na área de saúde, pois estava-se, pela primeira vez, reunindo-se para comemorar "uma história de sucesso".

Por fim, Flores - que foi o profissional médico trazido para reabrir o bloco cirurgico - felicitou o atual grupo da Saúde desejando crescimento ainda maior e progressos nessas atividades.


Também foi figura de destaque na reunião o servidor municipal Afonso Moraes de Lima o qual teve papel fundamental na implantação do Programa.

Nenhum comentário: