sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A despedida de Filinho

Havia quem dele não gostasse - como é normal não se ter a unanimidade em relação às pessoas - e até quem o tachasse de uma pessoa de cara amarrada, intransigente e que "falava demais".

Mas de uma coisa ninguém duvidava: JOSÉ ALTAIR POERSCH era determinado, honesto, trabalhador e de personalidade forte e firme.

Suas posições em diferentes temas muitas vezes eram recebidas nem sempre de forma agradável, mas no final das contas se percebia que FILINHO estava coberto de razão.

Talvés bem por isso é que foi escolhido em várias oportunidades para comandar uma das secretarias mais complicadas e que nem sempre é bem vista pelo contribuinte, afinal, dessa pasta é que se tem que ter os maiores cuidados, pois se trata do orçamento público, ou seja, aquilo que o cidadão contribui e quer ter de retorno. E Filinho sempre soube tratar muito bem as contas públicas.

No setor privado também tem sua vida ligada a contas. Possuia um escritório contábil e nunca se furtou em ajudar, principalmente como tesoureiro, nas diversas entidades do Município.

A mesa de trabalho de Filinho, no dia 22 de setembro, ficou assim. Ele não retornaria mais para assinar os empenhor e dar seguimento aos despachos rotineiros de sua secretaria. Nesse dia ele participou de um último ato. A reunião om os empresários para discutir soluções para aumentar o faturamento do comércio local. Durante o enconto ele continuou firme e m suas posições e disse que cada um deve fazer a sua parte e não esperar que a prefeitura encontre as soluções para tudo.
Durante o velório, centenas de pessoas estiveram presentes no Clube XV de Novembro para levar o último adeus ao lider que partia. Por diversos momentos emoção tomou conta dos presentes.
Aquele que acreditou que Filinho seria o melhor nome para continuar na secretaria de Finanças, o prefeito João Haas despede-se de seu subalterno e pessoa de extrema confiança.
Desde o dia da morte de Filinho a bandeira do Município permanece hasteada à meio mastro, em frente a casa onde Filinho trabalhava a mais de 5 anos e 9 meses de forma ininterrupta, sendo o secretário municipal que mais tempo permaneceu no cargo dessa maneira em duas administrações sucessivas.

Nenhum comentário: