Havia quem dele não gostasse - como é normal não se ter a unanimidade em relação às pessoas - e até quem o tachasse de uma pessoa de cara amarrada, intransigente e que "falava demais".
Mas de uma coisa ninguém duvidava: JOSÉ ALTAIR POERSCH era determinado, honesto, trabalhador e de personalidade forte e firme.
Suas posições em diferentes temas muitas vezes eram recebidas nem sempre de forma agradável, mas no final das contas se percebia que FILINHO estava coberto de razão.
Talvés bem por isso é que foi escolhido em várias oportunidades para comandar uma das secretarias mais complicadas e que nem sempre é bem vista pelo contribuinte, afinal, dessa pasta é que se tem que ter os maiores cuidados, pois se trata do orçamento público, ou seja, aquilo que o cidadão contribui e quer ter de retorno. E Filinho sempre soube tratar muito bem as contas públicas.
No setor privado também tem sua vida ligada a contas. Possuia um escritório contábil e nunca se furtou em ajudar, principalmente como tesoureiro, nas diversas entidades do Município.