sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Acreditar em Quem, Votar Prá Que?

Poucos dias depois de definir apoio à candidata DILMA ROUSSEF (PT), o senador gaúcho PEDRO SIMON (PMDB) resolveu que vai apoiar a candidata à presidente MARINA SILVA (PV).

A decisão foi anunciada nesta sexta, 24, pelo velho MDB de guerra, segundo denominam os fanáticos do senador.

Essa posição de Simon põe em cheque a sua credibilidade, já que de uma hora prá outra mudou de posição em relação a quem está apoiando em nível federal.

Segundo o peedebista é para que haja segundo turno. Como se isso fosse possível nessas alturas do campeonato!

(foto:zerohora.com)

A despedida de Filinho

Havia quem dele não gostasse - como é normal não se ter a unanimidade em relação às pessoas - e até quem o tachasse de uma pessoa de cara amarrada, intransigente e que "falava demais".

Mas de uma coisa ninguém duvidava: JOSÉ ALTAIR POERSCH era determinado, honesto, trabalhador e de personalidade forte e firme.

Suas posições em diferentes temas muitas vezes eram recebidas nem sempre de forma agradável, mas no final das contas se percebia que FILINHO estava coberto de razão.

Talvés bem por isso é que foi escolhido em várias oportunidades para comandar uma das secretarias mais complicadas e que nem sempre é bem vista pelo contribuinte, afinal, dessa pasta é que se tem que ter os maiores cuidados, pois se trata do orçamento público, ou seja, aquilo que o cidadão contribui e quer ter de retorno. E Filinho sempre soube tratar muito bem as contas públicas.

No setor privado também tem sua vida ligada a contas. Possuia um escritório contábil e nunca se furtou em ajudar, principalmente como tesoureiro, nas diversas entidades do Município.

A mesa de trabalho de Filinho, no dia 22 de setembro, ficou assim. Ele não retornaria mais para assinar os empenhor e dar seguimento aos despachos rotineiros de sua secretaria. Nesse dia ele participou de um último ato. A reunião om os empresários para discutir soluções para aumentar o faturamento do comércio local. Durante o enconto ele continuou firme e m suas posições e disse que cada um deve fazer a sua parte e não esperar que a prefeitura encontre as soluções para tudo.
Durante o velório, centenas de pessoas estiveram presentes no Clube XV de Novembro para levar o último adeus ao lider que partia. Por diversos momentos emoção tomou conta dos presentes.
Aquele que acreditou que Filinho seria o melhor nome para continuar na secretaria de Finanças, o prefeito João Haas despede-se de seu subalterno e pessoa de extrema confiança.
Desde o dia da morte de Filinho a bandeira do Município permanece hasteada à meio mastro, em frente a casa onde Filinho trabalhava a mais de 5 anos e 9 meses de forma ininterrupta, sendo o secretário municipal que mais tempo permaneceu no cargo dessa maneira em duas administrações sucessivas.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Caminhada Cívica-Farroupilha

No último domingo, 19, aconteceu a II Caminhada Cívica-farroupilha de Roque Gonzales, organizada pela administração municipal.
Contando com uma boa presença de público, escolas municipais e estaduais e entidades do Município passaram pela Rua Padre Anchieta, em frente à prefeitura.
A seguir registro de todas as participações ocorridas no domingo.
Pelotão de abertura do desfile

Banda do Rincão Vermelho.

Escola Municipal Menino Jesus (ex creche), da cidade.

Grupo Reviver. Terceira idade da sede.

Escola Municipal São José, do Rincão do Meio.

Apae se fez presente com seus integrantes.

Centro Recreativo Pingo de Gente.

Escola Municipal Santo Ântônio de Pádua, do Bairro Santo Antônio.

Escola Estadual São Francisco de Assis, da Cabeceira do Palmeira.

Escola Municipal Martim Luther, de Dona Otilia, representou a dança do ventre.


Escola Municipal Nossa Senhora da Saúde, da Limeira. Mostrou o esporte.

As drogas foram o mote da Escola Estadual Érico Veríssimo, da cidade.


Escola Municipal São José, da Linha Sobrado trouxe peões e prendas para a caminhada.


Escola Estadual Tiradentes, da Colônia Laranjeira.

Escola Estadual Djalmira Oliveira, trouxe a tradição gaúcha para o desfile.

Departamento de Assistência Social reuniu gremistas e colorados.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais mostrou seus programas.

A Cooperg levou ao público seus produtos coloniais.

Emater e Clube de Mães estiveram presentes.

Componentes do Grupo Pouca Prática de motociclistas.

Cavalarianos do CTG Sentinelas da Cascata encerrou o evento.

Soberanas Amanda e Tuany.

Bom público prestigiou a caminhada, numa manhã de tempo bom.

sábado, 18 de setembro de 2010

Danças em Roque

Na noite na última sexta, 17, o CTG Sentinelas da Cascata, em seguimento a sua programação farroupilha, realizou jantar e apresentações de seus grupos de danças e, como convidados, os do CTG Estância de São Pedro, de São Pedro do Butiá.
Foram apresentações de encher os olhos, com destaque especialmente para os departamentos adultos dos dois Centros.
Com danças estilizados, os grupos foram muito aplaudidos pelo grande público que compareceu no Sentinelas que, diga-se de passagem, atendeu plenamente ao chamamento do CTG em praticamente todos os dias da programação.
Grupo mirim de São Pedro do Butiá.


Grupo Mirim de Roque Gonzales.

Grupo adulto de SPB.

Grupo Adulto de RG.

Veteranos de Roque.


Vale a pena - e de-ve se - investir nos grupos e tudo que for possível deve ser feito para manter a existência dessas manifestações culturais.

Rumo à Argentina

Único representante brasileiro na categoria de grupos folcloricos, o departamento adulto do CTG Sentinelas da Cascata estará se apresentando nesta próxima segunda, 20, em Possadas, Argentina em um festival de danças.

Para Roque Gonzales e, em especial, para o Sentinelas é, sem dúvida uma honra sem igual poder participar de um evento internacional.

Pelo que se tem visto e ouvido, o grupo tem tudo para fazer bonito por lá. Por aqui, para a comunidade roquegonzalense é um orgulho ter - ainda - essas manifestações culturais na dança, algo raro, mas que deve ser mantido e fomentado, inclusive através de incentivos públicos, afinal há um reconhecimento evidente de sua capacidade.

Tertulia na Farroupilha em Roque

Na última sexta, 17, o CTG sentinelas da Cascata, de Roque GOnzales recebeu a equipe do Programa Fim de Tarde, da Rádio Missioneira, para realizar uma tertulia ao vivo em comemoração à semana farroupilha. Artistas se apresentaram no local durante mais de duas horas sob o comendo do apresentados do programa Wilsom Rodrigues. Abaixo uma síntese de algumas das apresentações realizadas durante o programa.
Acima o patrão da entidade Guido "pipoca" Hentz sendo entrevistado por Wilsom Rodrigues



Tiany Lima e Dheinefer Leite em uma de suas apresentações.
Anestor Aleixo com acompanhamento de Renê e Piá Costeiro.

Quito Lázeri e sua gaita de boca. Bela destreza.

Peraque, de São Luiz, compareceu e animou o programa.

Chico Salles, de São Luiz, também se fez presente no evento.

Arno Antes cantou músicas dos Bertussi.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Nova Escritora na Área

A noite desta última quarta-feira, 15, ficará marcada na história roquegonzalense como a que surgiu uma nova escritora, a professora SIMONE KUHN.
Ex secretária municipal de Educação, Simone lança seu primeiro trabalho especialmente direcionado ao público infantil. O "Sonho da Menina", segundo ela, nasceu de um desejo pessoal quando ainda era estudante e, com o apoio de diversas pessoas, fê-lo concretizar agora.
O evento também motivou outros dois lançamentos dos escritores Ruy Nedel e Nelson Hoffmann, estes de larga experiência na escrita. O CTG Sentinelas da cascata foi palco do ato que teve a organização da Associação Cultuarte.Acima, Simone, Hoffmann, Mário Simon (presidente da Academia Santoangelense de Letras) e Ruy Nedel.

Os três escritores na sessão de autografos.



Simone fazendo a dedicatória para Mário Simon o qual foi seu professor na universidade.

Presidente da Cultuarte, advogado Felipe Ramos.

Presença de integrantes do Grupo Viver, cujos membros vestiram-se especialmente para o lançamento do livro da profe Simone.

Tudo esteve muito bonito, com o CTG recebendo um grande número de pessoas, essencial para a motivação dos astros da noite - os escritores - e, especialmente da nova estrela dessa constelação, a profe Simone.