sábado, 12 de dezembro de 2009

As Pérolas do Último ENEM

A última prova do ENEM teve como tema de redação "AQUECIMENTO GLOBAL". Alguns estudantes, como acontece sempre, extrapolaram nos seus pensamentos, criando algumas preciosidades. Isso que são bem crescidinhos, afinal estão concluindo o ensino médio e, por isso, teriam condições de não cometer os atentados linguísticos e de pensamento.Abaixo algumas das pérolas encontradas. Entre parenteses é só comentário deste editor.
a) O problema da amazônia tem uma repercussão mundial. Várias ONGS já se estalaram na floresta (teriam estalado os dedos?).
b) Vamos nos unir, juntos, de mãos dadas, para salvar o planeta (de mãos dadas uns com os outros?).
c) A floresta tá ali paradinha no lugar dela e vem o homem e créu (então a solução seria a floresta dar no pé para não ser estuprada).
d) Tem que destruir os destruidores por que o destruimento salva a floresta (pena de morte neles!).
e) O grande excesso de desmatamento exagerado é a causa da devastação (teria que destruir tudo com menos excessividade?).
f) Espero que o desmatamento seja instinto (instinto animal? instinto selvagem?).
g) A floresta está cheia de animais já extintos. Tem que parar de desmatar para que os animais que estão extintos possam se reproduzirem e aumentarem seu número respirando um ar mais limpo (seria, tipo assim, a ressuscitação dos animais?).
h) A emoção de poluentes atmosféricos aquece a floresta (a emissão dessa foi "emocionível").
i) Precisamos de oxigênio para nossa vida eterna (seria para levar pós-morte?).
j) A amazônia tem valor ambiental ilastimável (não tem no Aurélio).
k) A amazônia está sofrendo um grande, enorme e profundíssimo devastamento devastador, intenso e imperdoável (porém, quem sabe, contudo, todavia, haja a existência de um jeito para se sair fora dessa situação).
E esses querem ser futuros universitários e ter uma bela profissão. Quem sabe chegar até ser Presidente da República! Ai terá que estudar muuuuuuuuuito!

Nenhum comentário: