segunda-feira, 26 de março de 2012

Roquegonzalense é Campeã Sul-americana

Aconteceu neste domingo, na Bolívia, a partida final do Campeonato Sul-americano Feminino Sub-17.
Na final se confrontaram as duas equipes que estavam invictas na competição: o Brasil e o Uruguai.

A Seleção Brasileira fez 1 x O com gol da roquegonzalense Andressa que aos onze minutos do primeiro tempo abriu o placar e garantiu a vitória e o bicampeonato sul-americano.
Em setembro e outubro Andressa e suas companheiras estarão disputando o Mundial Feminino Sub-17, no Azerbaijão.


Andressa foi capitã da equipe durante a competição (fotos: fã clube orkut).

Na primeira fase da competição o Brasil venceu todas as partidas, marcando 24 gols e sofrendo apenas um.
As meninas aplicaram 7 x 0 no Paraguai, 3 x 0 na Venezuela, 5 x 1 na Colombia e encerraram a fase com um sonoro 9 x 0 no Chile.

Na fase final foram outros três jogos e três vitórias: 5 x 1 na Argentina, 3 x 1 na Colombia e 1 x 0 no Uruguai.
No total foram 33 gols marcados e apenas 3 sofridos


Andressa e suas companheiras de sul-americano.

Todos que torcem por Andressa ficam felizes por mais essa conquista da atleta roquegonzalense.
Parabens a ela e seus familiares que sempre a incentivaram e, por isso e pelo seu talento, ela conquista seu espaço e títulos.

Roque Gonzales orgulha-se por Andressa!
E Andressa, orgulha Roque Gonzales!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Usina Opera...

A Assessoria de Comunicação da Eletrosul informou que finalmente nesta quarta-feira, 21, começou a funcionar uma das turbinas da Usina Passo São João, com capacidade de 38,5 megawatts.

Em primeiro plano as turbinas da São João (crédito:assessoria)

Em um site na internet a colocação em operação desse unidade é tratada como "inauguração" oficial, porém, pelo que sabemos, não houve nenhuma cerimônia para tal ato, pelo menos não que a imprensa local tenha conhecimento ou fora convidada.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Usina Não Opera...

Por necessidade de mais testes nas turbinas, ao contrário do prometido pelo engenheiro Geraldo Correia na semana passada, a Usina Passo São João não iniciou o seu funcionamento neste último final de semana.

Não é o fim do mundo, mas espera-se que isso não se torne uma novela!

domingo, 18 de março de 2012

Usina Começa a Operar

Na semana passada estivemos entrevistando pela Rádio Missioneira, o engenheiro Geraldo Corrêa, da Eletrosul, empresa responsável pelas obras da Usina Passo São João e que envolve cinco municipios da região: Roque Gonzales (sede), Dezesseis de Novembro, São Luiz Gonzaga, São Pedro do Butiá e Rolador.

Corrêa confirmou o início da operacionalização da usina, problemas tidos no andamento da sua execução, nível do Rio Ijui, energia futura para a região, recuperação da mata ciliar e do asfalto na entrada de Roque Gonzales.


 No dia 12 de agosto de 2011 foi inciada a formação do reservatório junto à Usina (foto acima).
Acompnhe os princípais tópicos da entrevista:


Engenheiro Geraldo Corrêa.

Notas Leais – Em que fase estão as obras da Usina?
Geraldo Corrêa – Estamos praticamente prontos colocar a primeira unidade geradora da usina em funcionamento, já que a montagem eletromecânica está praticamente concluída, faltando agora a parte eletrônica de controle.
A unidade nº 1 deverá estar em funcionamento já neste final de semana.



N L - Alguns contratempos durante a execução da obra?
G C - Tivemos uma situação bastante atípica em que o contrato inicial foi com uma empresa que não pôde fornecer todos os equipamentos necessários e nem conseguiu cumprir o contrato. Dessa forma a Eletrosul teve que contratar outra empresa, causando problemas de atraso na entrega e também houve problemas de armazenamento de geradores que vieram da Rússia e que, por não ter um local adequado para armazenamento, acabaram sendo deteriorados. Nem todos os equipamentos foram entreguem no momento adequado, causando esse problema, ou seja, uns estavam à disposição da empresa e outros não, sendo necessária, para montar uns, a chegada de outros.
Portanto houve dificuldade em recuperar alguns deles.

N L - Os testes dos equipamentos foram feitos com normalidade ou teve algum complicador?
G C - Todos eles são feitos para observar se os equipamentos estão em condições de operacionalização. Todos os cuidados foram tomados para ver se os equipamentos estão em condições de operacionalização.
Nessa seara uma das dificuldades foi a falta de chuva o que impede a correta observação.
Apesar dessa escassez o nível de água no rio está apenas 30 cm abaixo do nível esperado.
O fluxo que é liberado pela usina são José, em Salvador das Missões, é outro dificultado, já que essa libera 42m³ por segundo de água, quando o ideal seria um fluxo maior de vazão de água.
Com essa vazão a operacionalização é de 25% da carga da usina.

N L - Isso significa que dependeremos da liberação de água na Usina Passo São José para a boa funcionalidade de São João?
G C - Sim, ficaremos dependentes disso, infelizmente, mas com o retorno normal das chuvas e o acondicionamento normal do nível de montante (do reservatório), não deveremos tem problemas.

 
Primeira unidade começa a ser operacionalizada neste final de semana.

N L - Qual o motivo de baixar o nível da água no rio nos últimos meses?
G C - Foi por causa da desmontagem da ensecadeira do canal de fuga o que somente poderia ser feita com pouca fluência de água no local, a fim de evitar eventuais acidentes com os trabalhadores.
Por uma solicitação da prefeitura municipal, a eletrosul prolongou o período em que se manteve o nível baixo para que ela pudesse realizar os trabalhos estruturais da praia artificial.


N L - A limpeza do leito do rio e a retirada dos materiais orgânicos ali depositados são de responsabilidade de quem?
G C - A Eletrosul se preocupa com a retirada daqueles materiais de maior porte, como troncos e galhos, que podem danificar as turbinas geradores, porém o cuidado com a limpeza e a retirada de materiais de menores proporções, como garrafas pets e outros lixos domésticos, deve ser de responsabilidade dos próprios moradores e usuários do Rio.
Outra opção é a prefeitura realizar essa limpeza.

N L - Como anda a recuperação da vegetação nas Área s de Preservação Permanente (APP), já que a primeira vez em que houve o plantio, como não havia a delimitação da APP, muitas plantas se perderam ou foram consumidas pelo gado?
G C - A recuperação é perceptível, pois se nota a recuperação da mata ciliar a cada dia.
Continuamos monitorando, cuidando e plantando espécies.

N L – Quantos profissionais estão trabalhando atualmente na fase final da obra?
G C - Hoje as obras se resumem mais na parte civil que requer mais mão-de-obra qualificada, como engenheiros, por exemplo.
Ao contrário das fases anteriores em que se necessitava de mão-de- obra menos qualificada, bruta, com exigência menor de qualificação.
Atualmente estão trabalhando no canteiro de obras cerca de quatrocentas pessoas, sendo que no início das obras estavam alocados mais de 1500 trabalhadores.

N L - Está garantida a recuperação asfástica nas Avenidas São João Del Castilho e Pirapó, até o canteiro das obras, por parte da Eletrosul?
G C - Sim, estamos em fase de contratação de uma empresa, através de licitação.


N L - Com a operação da usina, a região poderá tem uma melhor capacidade energética com menos falha de energia, como ocorre hoje com freqüência?
G C - Devemos lembrar, num primeiro momento, que a Eletrosul não fará distribuição de energia, mas sim transmissão em alta tensão. A distribuição é feita, nesta região, pela RGE e AES Sul.
Na verdade a Usina Passo São João vai energizar a malha de distribuição de energia, mas não há noção de onde a energia vai parar ou ser consumida, na verdade se coloca nessa malha e o circuito se organiza internamente.
Não há como saber ou visar um local propriamente dito e, portanto, não temos como dizer se a situação vai ou não melhorar. Acreditamos que sim.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Neste Domingo Tem Romaria

Como tradicionalmente acontece no quarto domingo da quaresma, dia 18, a os católicos da região estarão rumando ao Santuário de Assunção do Ijui para participar da 18ª Romaria a esse santuário.
Muitos romeiros farão parte do percurso à pé.  Em Roque Gonzales tem uma turma se preparando para rumar até o local com saída as 6 horas de frente à Paróquia São Roque.

Capela de Assunção do Ijui.


O Assunção do Ijui foi a terceira redução jesuítica criada pelo padre Roque Gonzales e fundada no ano de 1628. O dia era 15 de agosto, dia dedicado à Nossa Senhora da Assunção, por isso o nome que a localidade leva até os dias atuais.
À época, a redução foi confiada aos cuidados do padre João de Castilho.
Conta a história que o padre foi morto por indigenas ligados ao cacique Nheçú, já que este não aceitava as imposições religiosas tidas contra os então costumes da tribo.

Padre Luiz Schütz e bispo Don Clemente durante celebração em 2011.

Os romeiros serão recepcionados por volta das 8 horas na entrada do santuário e, durante a manhã, haverá via sacra, missa e bençãos no local.

Ao meio dia tem almoço e à tarde, festejos diversos, com apresentações artísticas tradicionais. 

sábado, 10 de março de 2012

Seleção de Andressa Inicia a Busca de Mais um Título

Começou ontem na Bolívia a terceira edição do Campeonato Sulamericano de Futebol Feminino na categoria Sub 17.
O jogo foi em Santa Cruz e o adversário, o Paraguai.
Como cartão de visita, o Brasil atropelou o adversário e aplicou a sonora goleada de 7x0.
A roquegonzalense Andressa marcou dois gols.



O Brasil está no Grupo B da competição, com Paraguai, Colômbia, Chile e Venezuela.
No próximo dia 13 a Seleção enfrentará a Venezuela, no dia 15 a Colômbia e, por último o Chile, no dia 17.
No outro grupo, o  A, estão Bolívia, Argentina, Uruguai, Peru e Equador.
Para a fase final classificam-se as duas seleções mais bem colocadas de cada grupo. Haverá jogos entre todas as equipes e a que mais pontos somar será a campeã do torneio.
Os três primeiros colocados ganham o direito de disputar o Mundial Feminino Sub-17, que será realizado no Azerbaijão, de 22 de setembro a 13 de outubro.

Andressinha tem sido uma das principais atletas do Brasil, em todas as categorias que tem feito parte, sendo, sem dúvida um orgulho para Roque Gonzales, principalmente.  E para seus pais então, é o máximo de felicidade.
O Brasil é o atual campeão da competição, sendo que em 2008, em sua primeira edição, venceu a disputa a seleção da Colômbia.  O Brasil, portanto, busca o bicampeonato do certame.

O estranho e o que é inadimissível é que são raras as informações sobre o campeonato.
Sequer no site da CBF e da Comembol há registros consistentes sobre a seleção feminina que, aliás, é a que tem dado alegria ao torcedor brasileiro ultimamente, já que a masculina tem sido um desastre.
MAIS EM:www.radiomissioneira.com

quinta-feira, 8 de março de 2012

Meninas do Futebol Começam com Vitória

Iniciou nesta quarta, 7, o campeonato municipal de futebol sete feminino de São Nicolau e uma equipe de Roque Gonzales está participando do certame.
Tendo como treinador o desportista e motorista do transporte escolar, João Chagas, treze meninas foram convocadas para representar o Município.  
E a estreia foi com vitória: 7 x 1 contra a equipe Sempre Unidas, lá mesmo da Primeira Querência.


A equipe roquegonzalense está composta com as seguintes atletas (foto):
Em pé:Larissa Thomas, Marisa Meireles, Miriam Caetano, Luciana Trevisan, Cristiéli Griep, Daiani Machado e Bruna Schweinberger.
Agachadas: Josiani Santos, Suzana Chagas, Tainara Chaves, Yasmin Paz, Tainara Silva e Juliana Santos.

Na estreia os gols foram assinalados pela Bruna e Cristieli (dois cada), Yasmin, Luciana e Tainara Chaves.

A próxima partida será no dia 20.

Parabens à equipe e força de todos para que cheguem à final, trazendo assim mais um título para Roque Gonzales.

Acreditamos em vocês...

domingo, 4 de março de 2012

Desatenção Quase Mata Um

O mesmo desequilíbrio ecológico que está causando o aparecimento das palometas no Rio Ijui e o desaparecimento das garças no mesmo local, provocou numa tarde desta última semana um acidente inusitado em nossa casa na beira do Rio.
Um Martim Pescador belíssimo deu de cara - ou de bico - na parede da varanda.

Muito provavelmente a cor da parede confundiu o animal com o tom do céu  e ele se estatelou no chão, praticamente sem vida.
Pudemos sentir o leve bater de seu coração e seu respirar com dificuldade.
Com massagens e água gelada no pescoço, aos poucos ele foi se reanimando. 
Acima o estado do animalzinho logo depois da queda. 


O processo de reanimação levou mais de  quarenta minutos. 

Martim foi colocado numa posição para vôo, mas mesmo assim estava com dificuldade de alçar vôo.

Mesmo deixando-o livre para voar, ele parecia não se sentir seguro ainda. 

O choque contra a cimento deixou o bico do pássaro atrofiado.

Quando recuperado, o bixano mirou o horizonte e ... 

... ganhou os ares e céus (esta última foto é ilustrativo e captada da internet, pois no momento em que preparei a câmera para o registro do vôo, ele tava longe).

quinta-feira, 1 de março de 2012

Soja Motiva Concurso Gastronômico

Pela segunda vez, Roque Gonzales, através do escritório local da Emater, realiza o Concurso de Pratos à Base de Soja, sendo que os vencedores participarão da próxima edição da Fenasoja, em Santa Rosa.
Neste ano dezoito pratos foram confeccionados pelos clubes de mães do Município ou por integrantes deles.  O concurso aconteceu na tarde desta quinta, 1º de março.
O evento aconteceu na Casa de Cultura e contou como integrantes da mesa de abertura (acima) a nutricionista da prefeitura Kaira Lewandowski, a primeira dama Sueli Haas,  o prefeito João Haas, o médico veterinário da Emater Jorge Lunardi, o secretário de Educação Thiarles Wust, a coordenadora dos clubes de mães Odila Wolfardt e a assistente técnica regional de bem estar da Emater Vanessa Gnoato.

A comissão julgadora dos pratos esteva composta por Sueli Haas, Vanessa Gnoato, Thiarles Wust e Kaira Lewandowski.

A torta de soja ficou com o segundo lugar na categoria pratos salgados e foi confeccionada  pelo Clube de Mães Saúde e Alegria, do Salto Pirapó.

Do Clube de Mães Nova Esperança, de Dona Otilia, veio a Salada de Soja que conquistou o primeiro lugar dos salgados. 

Na categoria doce, o pudim sorvetão de soja levou o segundo lugar dentre os pratos apresentados. Ele foi feito pelo Clube de Mães Cantinho das Margaridas, da Colônia Limeira.

Para a comissão julgadora, as barrinhas de cereais de soja teve a preferência, ficando em primeiro lugar na categoria doce.  O prato foi feito por Odila Wolfardt, de Dona OTília.

Acima as vencedoras do concurso e que representarão o Município na 19ª Fenasoja.