sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cavalgada Passa Por Roque Para Buscar Chama Crioula

Roque Gonzales foi a cidade escolhida pela Associação Cultural e Tradicionalista (ACT) da cidade de Senador Salgado Filho para o acendimento e a busca da chama crioula e levá-la até a cidade de origem. A chama será acesa, nesta sexta, 11, junto ao Assunção do Ijui, local de martírio do Padre João Del Castilho.
A comitiva, na noite de ontem, 10, foi recepcionada pelo Prefeito João Haas e o departamento de cultura, oportunidade em que o Chefe do Executivo falou sobre os rumos atuais do Município que administra.
Por parte das servidoras Noeli Nedel e Inês Hoffmann, os visitantes puderam conhecer um pouco da história local, principalmente no que se refere aos fatos envolvendo o cacique Inheçu, os padres João, Roque e Afonso e o cerro do Inhacurutum.
A 14ª cavalgada é composta por cerca de 70 pessoas entre homens, mulheres e crianças, fazendo acontecer uma verdadeira reunião familiar, como assegura a tradicionalista Siliane Pukall. Siliane conta que já participa da sexta cavalgada e, nesta, acompanha a sua filha de dois anos de idade.

Visitantes puderam acompanhar relatos da história cultural de Roque Gonzales.

Coordena a cavalgada, Décio Dutra que assegura que no total serão percorridos cerca de 170 quilômetros. Dutra diz ainda que para a organização da cavalgada é necessário um bom tempo prévio de trabalho, para que tudo saia conforme o planejado.

Parte dos componentes da cavalgada, observando-se uma boa participação feminina.

Para o presidente da ACT, Rodrigo Henrique Pukall, a escolha de Roque Gonzales para o acendimento da chama, deve-se ao fato de aqui ser a terra em que aconteceram os fatos envolvendo Nheçu e os padres-mártires. Segundo Pukall a cada ano a Associação procura visitar um município que tenha uma relação histórica interessante.

Pukall recebeu do Prefeito Haas, como lembrança, da passagem, por Roque, uma mala de garupa.


O bom churrasco não faltou na noite da quinta.



Parte do "acampamento" armado dentro de um dos armazéns da empresa Giovelli.

Idealizador da primeira cavalgada, Valdir Groff, atual patrão de honra da ACT, lembra que a ideia inicial era agrupar pessoas e não imaginava, à época, que houvesse tantos adeptos à cavalgada, tampouco que um dia se fossem buscar chamas em locais históricos ou distantes.
Groff destaca ainda a grande participação de jovens, mulheres e crianças na cavalgada.
Acompanhou a cavalgada até Roque Gonzales o prefeito de Salgado Filho, Cedir Luiz Wastowski.
O que se pode perceber nos visitantes, foi uma grande simpatia estampada nos rostos dos participantes da cavalgada, bem como a alegria que tiveram pela recepção dos roquegonzalenses.

Nenhum comentário: