domingo, 27 de setembro de 2009

PROERD Forma Mais 117 Alunos

Envolvendo alunos das Escolas Érico veríssimo e Santo Antônio de Pádua, aconteceu neste sábado, 26, em Roque Gonzales, a cerimônia de formatura do programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). No total foram 117 alunos dos 4º e 5º anos dessas escolas.
O Clube XV de Novembro, local do evento, esteve tomado por pais e professores dos formandos, além de autoridades locais e regionais.
As aulas do Programa foram conduzidas pelo soldado da Brigada Militar Ivo Angnes.

Acima e abaixo, parte dos formandos e comunidade presente no ato.

Os objetivos principais do PROERD são lições de cidadania. prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase do Programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar p álcool, cigarro, drogas em geral e a resistirem a elas, bem como a violência. O PROERD oferece estratégias estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problamas de comportamento.

A aluna Luana Beatriz Klug (foto acima) encarregou-se de fazer os agradecimentos em nome da turma de formandos para o instrutor Ivo, reconhecendo a importância das lições que ele ministrou durante um semestre.

Responsável pelas lições, o soldado Ivo (acima), disse ser uma satisfação estar finalizando o presente curso e espera que haja, por parte dos formandos uma multiplicação do aprendizado àqueles que ainda não tiveram a oportunidade de participar do PROERD, assim como para a comunidade em geral. Quanto a aceitação dos ensinamentos repassados nas aulas, Ivo diz que os alunos os aceitam com muito respeoto e gostam do que lhes são repassados. Com relação ao acompanhamento futuro das lições ministradas, Ivo diz que cabe às escolas, à família e à própria sociedade esse papel.

Para a diretora Luana Poersch, da Escola Municipal Santo Antônio de Pádua, as lições repassadas pelo PROERD auxiliam de uma forma direta o trabalho de educação por parte dos professores, facilitando o direcionamento das aulas normais. Luana reforça que a escola tem uma preocupação constante com a problematica das drogas e a violência, sendo que essa temática já consta do plano de trabalho da escola.

O diretor João Kercher, da Escola Estadual Érico Veríssimo lembra que seu educandário está participando do PROERD desde a sua primeira edição, em 1998, o que sempre é motivo de satisfação.
Destaca que o Programa é fundamental na tentativa de combater ou pelo menos minimizar o problema das drogas no Município, já que isso é uma grande preocupação dos pais e educadores.
Salienta também que no momento em que esse programa incentiva que os alunos tenham disciplina e educação, facilita muito o trabalho dos professores no dia-a-dia na escola.
Dentro do PROERD, ocorre o concurso de redação sobre o tema abordado no curso. Neste ano, o aluno Tailor Ludwig conquistou o primeiro lugar, tendo recebido como premiação, um troféu e uma caderneta de poupança de um banco local.
O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar, cuja origem é de um programa americano e está presente, atualmente, em mais de 50 países.

2 comentários:

Anônimo disse...

hello... hapi blogging... have a nice day! just visiting here....

Renê Leal disse...

Thanks for stopping by... keep visiting me.