segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Suas Casas, Suas Vidas...

Depois de exatos 18 meses em que foram assinados os contratos para construção de 50 unidades habitacionais em Roque Gonzales, no início da tarde desta segunda, 28, o prefeito João Haas efetuou a entrega das dez primeiras habitações do Núcleo Habitacional Santo Antônio.
Haas espera poder entregar as demais unidades ainda no mês de maio, mês de aniversário do Município.
Embora simples, as habitações devem ser consideradas um belo de um presente, já que os beneficiários nada pagarão por elas, a não ser um irrisório valor do seguro, que fica entre R$ 90 e R$ 120. Nada diante de um sonho de se ter a casa própria.
Mesmo sendo própria, no entanto, os contemplados não podem vendê-las ou alugá-las.

Em seu pronunciamento que antecedeu as entregas das chaves, Haas disse que estava emocionado e esse ato representava a maior obra  nestes dois primeiros anos de seu governo. 
O prefeito fez-se acompanhar dos secretários de Educação (Thiarles Wust - D), Administração (Rodrigo Issler), Obras (Edoir Barcellos) e Saúde (Benomar Arruda - fora da foto), dos vereadores da sua base João Kercher (E), Aristeu Machry e José Kupske (ff), além de diretores de departamentos e primeira dama.
Na foto ao lado uma das felizes contempladas com uma unidade, cuja espera de um ano e meio deve ter valido a pena. A casa não tem acabamento interno e, segundo o prefeito é exatamente assim o projeto, cabendo a cada um dos proprietários adequá-las conforme suas necessidades e gostos.  Deixou claro, porém, que qualquer alteração externa deverá ter prévia consulta ao departamento de engenharia da prefeitura, para que este, sem custos, elabore um projeto.
 
Acima parte das unidades que ainda estão sendo construídas, de um total de 50 habitações.
Nesse terreno (acima) será construída uma área de lazer, com praça e quadra de esportes.
O núcleo ocupa o espaço que antigamente era do glorioso Roque Futebol Clube. Em decorrência da extinção dessa sociedade os seus sócios doaram o terreno ao Município.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O Progresso a Que Custo...

Evidentemente que o Brasil, e a região muito mais (a situação é caótica, prá dizer o mínimo), precisa de mais energia elétrica; É claro que para isso investimentos precisam ser feitos. E estão sendo.
Mas o que não precisava era ver uma destruicão do meio ambiente à custa do progresso.
A região, todos sabem, vive as contruções de duas usinas hidrelétricas no Rio Ijui.
Para que esses empreendimentos fossem possíveis, foi necessário uma alteração substancial na rotina humana e animal das comunidades.  O nicho ecológico de algumas espécies simplesmente está desaparecendo, deixando as espécies sem noção do seu habitat.
É o caso das GARÇAS DO RIO IJUI. Ainda existe (por pouco tempo) a denominada ILHA DAS GARÇAS (próximo ao extinto Balneáreo do Juca), mas as aves já não se sentem a vontade para lá estar.
Para quem vive próximo ao local - como este editor - pode perceber o que está ocorrendo com esses animais.
As garças parecem estar sem rumo e se acostam ao gado como se esses fossem seus companheiros futuros, já que perderão sua casa tradicional.
Não sei se isso é importante perto do projeto da usina e se alguém está preocupado com tudo isso.
O caso das garças é apenas um, pois muito mais há.
O desmatamento generalizado, a dissocialização comunitária e a vida urbanizada do nativo, são apenas alguns exemplos de como a vida pré e pós usina é encarada.
Pode ser que para alguns a situação trouxe benefício (ter uma propriedade indenizada por valores que, se fosse vender a particular, jamais pegaria valor parecido), mas o futuro vai dizer se foi maior ou não que os prejuízos.
Todo mundo torçe - e eu também - para que tudo seja benefício, mas há duvidas, principalmente em relação ao meio ambiente e seus reflexos à população.
Enquanto isso vamos observando o voar das garças, enquanto elas existirem.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Região Não Leva, De Novo...

As três meninas escolhidas como Garotas Verão 2011 do Rio Grande do Sul são da região de Porto Alegre (ou mais precisamente próxima à capital). 
Levou o título principal, Leonora Weimer, de Eldorado do Sul, ficando com o segundo lugar, Juliana Mirela Schultz, de Estância Velha e com o terceiro lugar Marcielle de Souza, de Xangri-la.
Qual o fator que faz com que a região das Missões não consiga emplacar um dos três primeiros lugares nesse concurso que já está na sua edição de número 29?
A falta de beleza exterior não é, com certeza. Neste ano dá para perceber(pelas fotos, pelo menos) que muitas delas são lindas e dotadas de uma forma física invejável, como por exemplo as representantes de Tucunduva, Santo Ângelo e Santa Rosa.
A origem germânica também não pesa como fator determinante para puchar o título para esta região, já que a maioria das vencedoras nesses 29 anos tem origem alemã, mas nem por isso nossas meninas conquistam uma das três primeiras colocações.
Para se ter uma ideia até este ano nenhuma candidata da região missioneira obteve uma das três primeiras colocações.  As candidatas mais próximas da região que obtiveram melhores colocações foram as de Cruz Alta, Ijui, São Borja, Três de Maio, Tuparendi e Santa Maria.
Tuparendi, em 1993, ficou com a segunda garota e, no mesmo ano, Cruz Alta, como primeira. No ano seguinte, Ijui levou o título e Cruz Alta repetiu a segunda colocação.
Em 1995, São Borja foi vencedora e em 1996, a segunda garota foi a de Cruz Alta.
Após isso, por quatro vezes, em 1998, 2001, 2003 e 2007 Santa Maria emplacou sua representante no título máximo.
Por fim, em 2008, a melhor e última colocação para as redondezas. Três de Maio levou o título de segunda garota. 
O que falta não sei, mas que falta alguma coisa para nossas garotas se sairem melhor, falta.
Foto:ClicRBS

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tiririca é Mais Cultura....

O ex-palhaço tiririca, hoje deputado federal, foi escolhido para ser membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal.
Não teria outro lugar mais indicado para o deputado que não essa comissão, afinal é afinado com essa área, a da cultura.
Alguns podem imaginar que é uma palhaçada tal figura figurar numa das mais importantes comissões da Casa, mas é bom lembrar que tem muitos outros ''espertos'' que fazem parte de importantes comissões e sequer participam de suas reuniões. Outros participam, mas não contribuem com nada ou quase nada.
Quem sabe o palhaço que conseguiu mais de um milhão de votos seja o cara que vai sujerir alguma coisa interessante para a desastrada área da cultura brasileira. Quem sabe...
Não dá prá achar que essa indicação é uma palhaçada, ainda mais em um Confresso que tem Malufs, Romários, Collors, Renans, Jaderes, Sarneys e outros  que abusam da nossa paciência.
Tiririca na Cultura é uma insignificante piada, perto da comédia que é o parlamento brasileiro.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ditadores com dias contados!(?)

Há algum tempo vários regimes ditatoriais de vários países caíram. Uns por provocação popular diretamente nas ruas ou pelo voto, outros por golpes de outros ditadores que se mostraram menos opulentos do que seus antecessores.
O mundo, no entanto, ainda continua com regimes nada democráticos, mas novas rebeliões parecem não quererem a continuidade dessa forma de governo.  
Os últimos exemplos foram dados no Egito e na Tunísia, onde o povo revoltado com décadas de ditadura saiu às ruas e forçou as quedas de Mubarak (acima) e  Ben Ali (abaixo).
Na América Latina num passado não tão distante quase todos os países - de uma ou outra forma - tinha um ditador. No Brasil não foi diferente. Há quem, com razão, sustente que inclusive o presidente Vargas fora um deles, mesmo com alguns benefícios que seu governo tenha dado à população. Boa parte da literatura que não é atrelada as emoções trabalhistas dizem que Vargas fora, à sua maneira, um ditador. 
Ditador ou não, Vargas nem de longe pode ser comparado com o que veio depois, a partir de Castelo Branco até Ernesto Gaisel (parte de seu governo, diga-se por justiça).

Estes meses de janeiro e fevereiro estão sendo marcados, neste aspecto, por algumas revoltas populares que tem deposto alguns governo e estremecido outros. Dois já caíram e um terceiro está na iminência de cair. É o caso do presidente do Iêmem Ali Abdullah Salleh, que está no poder a mais de 3 décadas.
E tem outros tantos que estão se perpetuando no poder...
Esse aí de cima (Raul Castro) não está há tanto tempo governando Cuba, mas faz parte da ditadura Castro. Ele, por motivos de saúde do irmão Fidel, foi posto no comando do governo socialista de Cuba e nada indica que saia tão cedo de lá. 
Armadinejad, do Irã, é outro da lista dos ditadores que não largam o banco.  E o povo oprimido de lá não pode se manifestar. Poder até pode, mas alguns saem sem braço, quando não sem cabeça. 
Por fim o amigo Chaves (amigo de Lula) da Venezuela, mantem-se no poder a custa de golpes contra a própria legislação bolivariana.  Ele, para se manter no governo, muda as leis e elege quem quer para garantir o que deseja.
Lá há uma censura ferenha à mídia. Só é permitido falar coisas boas. Falou mal de Huguinho, rádio e tv são gentilmente fechadas.
Nesse ponto estamos bem... podemos falar o que quisermos dos nossos governantes e ninguém acha ruim!(?).
E é isso... mas não é só isso...
Não é só nos poderes públicos (governos) que os homens tentam se perpetuar. Em muitas empresas privadas e organizações (sindicatos, cooperativas, etc) os mandatários vão se eternizando em seus cargos de presidente.
É bom? Não é? A sociedade tem que decidir.... pelo jeito é...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Escolas de Lata Seguirão Existindo

Entra ano, sai ano e algumas coisas seguem o mesmo curso. É o caso - apenas um - das ESCOLAS DE LATA que tem sido a solução para situações que ninguem espera, mas que são necessárias.
No caso das chamadas escolas de lata - ou conteineres - elas foram instaladas para resolver problemas diversos nas escolas normais - de alvenaria - tais como falta de condições na estrutura ou até mesmo em casos de escolas que foram destruídas por incendios. O fato é que há alguns anos essa alternativa vem sendo utilizada, principalmente pelo governo anterior de Yeda Crusius, com críticas duríssimas do CEPERS e do PT.
Pois acontece que entrou o PT e o CEPERS na administração estadual e as escolas de lata vão continuar, pelo menos por mais meio ano (promessa do secretário de Educação José Clóvis de Azevedo).
À época do governo tucano a oposição disse que as escolas de lata representavam uma situação indigna, insalubre e precária para alunos, professores e funcionários das escolas e não apresentavam as mínimas condições de aprendizado e de ensinamento.
Não resta dúvidas de que esse tipo de escola não é o ideal, mas não é, também, desculpa para não se ter uma educação de qualidade mínima.
Não importa se a escola é de cimento ou lata. O que importa é a qualidade em sí da educação (que não se tem de pleno) e o incentivo aos educadores e educandos (que não se tem).
Aulas em qualquer tipo de escola, se for de qualidade, não importa o tipo de estrutura, desde que haja as condições mínimas de ali se estar. Os conteineres dão essas condições. Aliás, mais do que algumas escolas construídas de cimento e materiais modernos.
É preferível um professor de qualidade na lata do que um desinstruído sem conhecimento para repassar aos alunos, na alvenaria. Claro que em ambos os casos tem que ter vontade de lecionar.
Para terminar, lembro de um caso recente em Caxias do Sul em que alunos que estudavam em uma escola de lata tiraram a quarta melhor nota do IDEB (Indice de Desenvolvimento da Educação Básica) dentre as escolas públicas do Estado.
E você o que acha? Comente...

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Acidente na RS 168 com Morte

A tragédia poderia ser maior, muito maior...
Por volta das 19h40min um acidente envolvendo a carreta agrícola da foto acima e um Golf conduzido por Ricardo Perini, de São Luiz Gonzaga ocasionou a morte da caroneira da carreta, a roquegonzalense Marlene Guimarães, 46 anos. Na direção do veículo estava seu esposo Ademir josé da Silva Chaves. O Golf teria feito uma tentativa de ultrapassagem vindo a colidir na carreta.
O casal retornava para casa vindo de Afonso Rodrigues e em cima da ponte sobre o Rio Ijui, na RS 168 a carreta foi atingida frontalmente pelo Golf que transitava na direção de Roque Gonzales para São Luiz Gonzaga. Com o choque a carreta virou de ponta, permanecendo na rodovia e o Golf acabou batendo na guarda lateral da ponte, caindo na ribanceira.
O impacto foi muito forte, praticamente destruindo a cabine da carreta.

Carreta virou de ponta na rodovia.

Golf voou sobre a ponte, levando junto parte da guarda lateral.

O Golf no lugar onde foi parar. Por sorte não caiu nas águas do Rio Ijui.

O Golf e parte da guarda da ponte.

Equipes de resgate tiveram trabalho para chegar até o local onde o Golf estava.
No Golf estavam três pessoas. Todas sofreram ferimentos de média gravidade e, no momento em que foram levadas para atendimento médico, não corriam risco de morte.
De acordo com suspeitas preliminares da polícia a principal causa do acidente teria sido a desatenção e a alta velocidade.
No local a velocidade máxima permitida é de 60 quilômetros por hora e, evidentemente, por ser uma ponte, não é permitida ultrapassagem.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Thais Haas é a Garota Verão

Depois de concorrer com outras cinco candidatas, THAIS DOS SANTOS HAAS, 16 anos, foi a escolhida para representar Roque Gonzales na etapa regional do Garota Verão 2011.
Encerrado o desfile, os jurados foram computar os votos e, para surpresa, houve um empate entre quatro concorrentes.
Foi preciso uma nova avaliação. Então as meninas retornaram à passarela para o desempate, recaindo em Thais a ultima escolha.



Acima as seis canditadas antes da divulgação do resultado.

Todas estavam muito bem na passarela o que se comprova a situação de quádruplo e raro empate.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Roque Terá Garota Verão Este Ano

Alguns anos depois de não ter etapa local, Roque Gonzales se mexeu e, este ano, terá a escolha de sua representante sendo feita no próprio Município. Nos anos anteriores as meninas tinham que concorrer em outros municípios.
Agora o prefeito João Haas resolveu trazer o concurso e seis meninas se inscreveram para a escolha que ocorre neste sábado, as 20 horas, na Assemurg.
A seguir as candidatas que estarão disputando o título.
FABÍOLA STEIN MALLMANN, 16 anos, manequim 36, altura 1,75.
HANA FLÁVIA DA ROCHA MITZ, 18 anos, manequim 36, altura 1,67.

YASMIM DA SILVA PAZ, 18 anos, manequim 36, altura 1,63.

LITIELE DE OLIVEIRA ANTUNES, 16 anos, manequim 38, altura 1,65.

THAIS DE LIMA CHAVES, 15 anos, manequim 36, altura 1,66.

THAIS DOS SANTOS HAAS, 16 anos, manequim 38, altura 1,75.
A vencedora desta etapa, disputará a fase regional, no sábado, 12, em Santa Rosa.