domingo, 27 de setembro de 2009

PROERD Forma Mais 117 Alunos

Envolvendo alunos das Escolas Érico veríssimo e Santo Antônio de Pádua, aconteceu neste sábado, 26, em Roque Gonzales, a cerimônia de formatura do programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). No total foram 117 alunos dos 4º e 5º anos dessas escolas.
O Clube XV de Novembro, local do evento, esteve tomado por pais e professores dos formandos, além de autoridades locais e regionais.
As aulas do Programa foram conduzidas pelo soldado da Brigada Militar Ivo Angnes.

Acima e abaixo, parte dos formandos e comunidade presente no ato.

Os objetivos principais do PROERD são lições de cidadania. prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. A ênfase do Programa está em auxiliar os alunos a reconhecerem as pressões diretas ou indiretas que os influenciarão a experimentar p álcool, cigarro, drogas em geral e a resistirem a elas, bem como a violência. O PROERD oferece estratégias estratégias preventivas para reforçar os fatores de proteção, em especial referentes à família, à escola e à comunidade que favorecem o desenvolvimento da resistência em jovens que poderiam correr o risco de se envolver com drogas e problamas de comportamento.

A aluna Luana Beatriz Klug (foto acima) encarregou-se de fazer os agradecimentos em nome da turma de formandos para o instrutor Ivo, reconhecendo a importância das lições que ele ministrou durante um semestre.

Responsável pelas lições, o soldado Ivo (acima), disse ser uma satisfação estar finalizando o presente curso e espera que haja, por parte dos formandos uma multiplicação do aprendizado àqueles que ainda não tiveram a oportunidade de participar do PROERD, assim como para a comunidade em geral. Quanto a aceitação dos ensinamentos repassados nas aulas, Ivo diz que os alunos os aceitam com muito respeoto e gostam do que lhes são repassados. Com relação ao acompanhamento futuro das lições ministradas, Ivo diz que cabe às escolas, à família e à própria sociedade esse papel.

Para a diretora Luana Poersch, da Escola Municipal Santo Antônio de Pádua, as lições repassadas pelo PROERD auxiliam de uma forma direta o trabalho de educação por parte dos professores, facilitando o direcionamento das aulas normais. Luana reforça que a escola tem uma preocupação constante com a problematica das drogas e a violência, sendo que essa temática já consta do plano de trabalho da escola.

O diretor João Kercher, da Escola Estadual Érico Veríssimo lembra que seu educandário está participando do PROERD desde a sua primeira edição, em 1998, o que sempre é motivo de satisfação.
Destaca que o Programa é fundamental na tentativa de combater ou pelo menos minimizar o problema das drogas no Município, já que isso é uma grande preocupação dos pais e educadores.
Salienta também que no momento em que esse programa incentiva que os alunos tenham disciplina e educação, facilita muito o trabalho dos professores no dia-a-dia na escola.
Dentro do PROERD, ocorre o concurso de redação sobre o tema abordado no curso. Neste ano, o aluno Tailor Ludwig conquistou o primeiro lugar, tendo recebido como premiação, um troféu e uma caderneta de poupança de um banco local.
O PROERD é uma iniciativa da Polícia Militar, cuja origem é de um programa americano e está presente, atualmente, em mais de 50 países.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Sentinelas Acendem a Chama

Mesmo com o mau tempo, os cavalarianos do CTG sentinelas da Cascata de Roque Gonzales não se intimidaram e sairam campo a fora para buscar a chama crioula em Cerro Largo.
A saída da cavalgada ocorreu no sábado pela manhã e o retorno, com chegada no CTG, no domingo à noite.
Lodo na estrada não foi empeçilho para os tradicionalistas.
Chagada e recepção da chama que se manterá acessa até o dia 20 de setembro.

Parte dos cavalarianos e prendas, na chegada da chama.

Tradicionalistas do Sentinelas chegando na sede do CTG.



Patrão Ledur, transferindo a chama para o porto fixo.
A programação da semana farroupilha do Sentinelas , após a chegada da chama crioula, acontece até o dia 20 de setembro. Durante esses dias, almoços e jantas campeiras serão realizadas no CTG.
Em alguns dias (16, 18, 19 e 20) haverá música ao vivo, sendo que na sexta, 18, das17 às 19 horas será apresentado programa ao vivo pela Rádio Missioneira com artistas locais e regionais.
(crédito das fotos: Cíntia Strelow).
S

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cavalgada Passa Por Roque Para Buscar Chama Crioula

Roque Gonzales foi a cidade escolhida pela Associação Cultural e Tradicionalista (ACT) da cidade de Senador Salgado Filho para o acendimento e a busca da chama crioula e levá-la até a cidade de origem. A chama será acesa, nesta sexta, 11, junto ao Assunção do Ijui, local de martírio do Padre João Del Castilho.
A comitiva, na noite de ontem, 10, foi recepcionada pelo Prefeito João Haas e o departamento de cultura, oportunidade em que o Chefe do Executivo falou sobre os rumos atuais do Município que administra.
Por parte das servidoras Noeli Nedel e Inês Hoffmann, os visitantes puderam conhecer um pouco da história local, principalmente no que se refere aos fatos envolvendo o cacique Inheçu, os padres João, Roque e Afonso e o cerro do Inhacurutum.
A 14ª cavalgada é composta por cerca de 70 pessoas entre homens, mulheres e crianças, fazendo acontecer uma verdadeira reunião familiar, como assegura a tradicionalista Siliane Pukall. Siliane conta que já participa da sexta cavalgada e, nesta, acompanha a sua filha de dois anos de idade.

Visitantes puderam acompanhar relatos da história cultural de Roque Gonzales.

Coordena a cavalgada, Décio Dutra que assegura que no total serão percorridos cerca de 170 quilômetros. Dutra diz ainda que para a organização da cavalgada é necessário um bom tempo prévio de trabalho, para que tudo saia conforme o planejado.

Parte dos componentes da cavalgada, observando-se uma boa participação feminina.

Para o presidente da ACT, Rodrigo Henrique Pukall, a escolha de Roque Gonzales para o acendimento da chama, deve-se ao fato de aqui ser a terra em que aconteceram os fatos envolvendo Nheçu e os padres-mártires. Segundo Pukall a cada ano a Associação procura visitar um município que tenha uma relação histórica interessante.

Pukall recebeu do Prefeito Haas, como lembrança, da passagem, por Roque, uma mala de garupa.


O bom churrasco não faltou na noite da quinta.



Parte do "acampamento" armado dentro de um dos armazéns da empresa Giovelli.

Idealizador da primeira cavalgada, Valdir Groff, atual patrão de honra da ACT, lembra que a ideia inicial era agrupar pessoas e não imaginava, à época, que houvesse tantos adeptos à cavalgada, tampouco que um dia se fossem buscar chamas em locais históricos ou distantes.
Groff destaca ainda a grande participação de jovens, mulheres e crianças na cavalgada.
Acompanhou a cavalgada até Roque Gonzales o prefeito de Salgado Filho, Cedir Luiz Wastowski.
O que se pode perceber nos visitantes, foi uma grande simpatia estampada nos rostos dos participantes da cavalgada, bem como a alegria que tiveram pela recepção dos roquegonzalenses.